Secretaria Municipal da Saúde
Região Norte promove ações no Dia Mundial a Aids
Profissionais e pacientes do SAE Santana sensibilizados com o trabalho realizado
Por Danielle Lobato
Em 1º de dezembro - Dia mundial de luta contra a Aids - a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) promoveu diversas atividades para discutir o combate à doença. Entre elas, houve apresentação da orquestra da capelania do hospital Penteado, uma roda de conversa e a entrega da fita na cor vermelha, simbólica da causa. O objetivo foi promover a reflexão e prestar informações à população sobre a Aids. O evento teve apoio do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS) Marcos Lottenberg Santana.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já registra 10 milhões de pessoas infectadas mundialmente. Somente no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas é de aproximadamente 530 mil. Dessas, 25,4% não sabem que contraíram o vírus, ocasionando uma porcentagem de 30% de pacientes que chegam ao serviço de saúde tardiamente.
Música e conversa
A abertura do evento foi marcada pela apresentação da capelania do Hospital Penteado para pacientes e profissionais de saúde. Houve também uma roda de conversa que abordou o tema “Adesão ao Tratamento e Prevenção”.
A programação foi encerrada com a entrega de um kit de preservação contendo camisinha, barrinha de cerais e uma mensagem de reflexão sobre o Dia Mundial de Combate ao HIV/aids. Usuários e profissionais também plantaram, dentro de garrafas pet, um canteiro de ervas aromáticas para mostrar a importância da utilização na culinária como meio de reduzir o consumo de sódio na alimentação diária - a pessoa que possui o vírus precisa ter um perfil alimentar adequado.
Distribuição de preservativos
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou o programa "Aqui tem Prevenção: Mais Saúde na Cidade", que garante a distribuição gratuita de camisinhas em todos os terminais de ônibus da Capital. No terminal de ônibus Casa Verde os agentes comunitários de saúde ficaram responsáveis pela entrega dos preservativos, que aconteceu na terça-feira (1) das 9h às 13h. Mais de mil camisinhas foram entregues.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk