Secretaria Municipal da Saúde

Sábado, 19 de Dezembro de 2015 | Horário: 16:13
Compartilhe:

Novas instalações da UBS Recanto Campo Belo são entregues à população de Parelheiros

Em mais um sábado de Saúde em Movimento, o secretário também inspeciona obras da UPA Parelheiros e visita a AMA/UBS Integrada Jardim Campinas e a AMA/UBS Integrada Jardim Mirna

 Por José Antonio Leite

O secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha inaugurou, neste sábado (19), as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Recanto Campo Belo, em Parelheiros (zona Sul). Foi a materialização de mais um sonho antigo por parte da população. Em seguida, Padilha inspecionou as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parelheiros. No início da tarde, visitou a AMA/UBS Integrada Jardim Campinas e AMA/UBS Integrada Jardim Mirna. “Essa inauguração mostra como vale a pena lutar, ela mostra a perseverança da população em nos ajudar a construir uma saúde ainda melhor”, afirmou Padilha.

A cerimônia de inauguração na (UBS) Recanto Campo Belo, localizada na rua Virginia Modesto, 800, foi aberta por uma apresentação do coral da Associação Saúde da Família. O prédio é novo, amplo e conta com equipamentos modernos. A antiga UBS funcionava em um imóvel antigo e pequeno para o número de funcionários.

Além de espaço mais amplo, a unidade inaugurada funciona no modelo Estratégia de Saúde da Família (ESF) e conta, entre seus funcionários, com seis médicos de ESF, um ginecologista e obstetra, um psiquiatra, um nutricionista, 12 auxiliares de enfermagem, um auxiliar em saúde bucal e 36 agentes comunitários de saúde. A (UBS) Recanto Campo Belo tem em sua estrutura física, entre outros, seis consultórios médicos, um consultório odontológico, duas salas de Papanicolau, uma sala de vacinação, uma sala de inalação, uma sala de curativos, uma sala de medicação, uma farmácia e uma sala de esterilização além de salas administrativas. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. A população da área é de 19 mil pessoas.

Sonho realizado

“O que o prefeito Fernando Haddad está fazendo aqui, está fazendo em outros lugares da cidade. Estou feliz em participar da equipe do prefeito, de estar realizando esse sonho. Não é fácil fazer as coisas na periferia. Nós só estamos conseguindo fazer essa unidade por causa da luta e do apoio de todos. Nós nos comprometemos a inaugurar essa unidade antes do Natal. E conseguimos. Ter um prédio como este, com equipamentos modernos é importante, mas a alma deste prédio são vocês”, afirmou o secretário referindo-se aos funcionários da UBS.

Entre as pessoas mais felizes estava a dona de casa Cássia Prado. Mãe de duas filhas, ela elogiou as instalações e serviços da UBS Recanto Campo Belo. “A antiga era pequena e longe de minha casa. Agora, poderei tratar minhas filhas com mais facilidade”, afirmou. Já a conselheira Elza Lindolfo se emocionou ao relembrar a luta da comunidade para ter saúde de boa qualidade. “Foram mais de dez anos de luta. O importante é que valeu a pena e, agora, estamos vendo o resultado na nossa frente”, afirmou.

UPA Parelheiros

Após a inauguração, o secretário inspecionou as obras da UPA Parelheiros. A unidade, que será tipo 3, terá dois pavimentos e funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, podendo resolver grande parte das urgências e emergências de saúde além de reduzir a demanda nos hospitais da zona Sul. A inauguração está prevista para meados de 2016. A obra começou em 30 de abril de 2015, com custo de R$ 5,784 milhões.

A próxima etapa do Saúde em Movimento foi cumprida por meio de uma visita à AMA/UBS Integrada Jardim Campinas, também em Parelheiros. Integradas em setembro, as unidades atendem a uma população de 26.156 pessoas espalhadas por 4.710 domicílios.

A exemplo do que ocorre em outras unidades que passaram por integração, a Jardim Campinas aprimora o tratamento de doenças que muitas vezes passavam apenas na AMA e não recebiam sequência ao tratamento na UBS. Além disso, a integração da AMA/UBS Jardim Campinas trouxe maior equilíbrio para a demanda de atendimentos das unidades vizinhas e da própria unidade.

Caem as paredes

A última visita de Padilha – desta vez sem aviso – foi à AMA/UBS Integrada Jardim Mirna. As unidades, que atendem a uma população de 18 mil pessoas e foram integradas no segundo semestre deste ano, passaram a ser unificadas também fisicamente, já que uma parede interna que as dividia foi derrubada. Ao fazer um balanço das atividades do sábado, Padilha frisou o sucesso da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Saúde em levar mais médicos e melhorar ainda mais o atendimento às regiões mais carentes da Capital.

“O exemplo da parede derrubada [na AMA/UBS Integrada Jardim Mirna] é muito bom. Havia uma parede que separava o atendimento de urgência do cuidado continuado. Agora, essa parede não existe mais. A recepção é uma só. Se a pessoa está com consulta agendada ela faz o agendamento. Se é uma pessoa acompanhada pelas equipes daqui, o atendimento já vem com o prontuário dela. Isso acaba com o problema de a pessoa às vezes ir ao pronto atendimento por três, quatro vezes e não ter um prontuário continuado. Isso é mais atendimento com mais qualidade”, afirmou o secretário.

collections
Galeria de imagens