Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2015 | Horário: 13:35
Compartilhe:

Natal chegou mais cedo para idosos do PAI Jardim Castro Alves

Festa reuniu participantes do Programa, que celebraram com música

Por William Amorim


Os participantes do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) da UBS Jardim Castro Alves tiveram na última quinta-feira (17) uma Tarde de Natal repleta de animação, música e comes e bebes. O evento, realizado pela terceira vez, busca valorizar essas pessoas, que muitas vezes não têm oportunidade de sair de casa.
O PAI é um serviço que busca promover a ressocialização de idosos que vivem em situação de vulnerabilidade e exclusão social. O Programa oferece assistência em saúde e ajuda idosos nas atividades cotidianas. Na região da UBS Jardim Castro Alves o programa atende 120 pessoas.


Em clima de natal


O ambiente da festa estava decorado em clima de Natal. Primeiro, o coral de idosos fez uma apresentação; depois, foi a vez do grupo de dança. A festa também contou com uma dupla sertaneja. “Esse evento já ocorre há três anos, pois normalmente os idosos não têm a comemoração na noite de natal. Muitos moram sozinhos ou ficam sozinhos”, explicou o supervisor de equipes do PAI Braz Barros Aranha.


Flaviano Gomes Santana tem 76 anos e vive sozinho. Há pouco tempo ele descobriu um câncer no estomago e um rapaz da igreja que ele frequenta indicou o serviços do PAI. “Os meninos (os profissionais do PAI) são ótimos. Eles vão na minha casa e me ajudam com os remédios, me acompanham e me levam para fazer exames. Eles me tratam como se fosse da minha família”, disse Santana.
A equipe da região é formada por um assistente social, que é o coordenador do programa; uma médica, uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem e 10 acompanhantes de idosos.

Visitas

Os acompanhantes realizam visitas semanais nas casas dos idosos. Esses profissionais organizam a medicação, auxiliam na organização de consultas e encaminhamentos, além de ajudar nas atividades de vida diária como idas ao mercado ou visitas à unidade de saúde para a realização de exames.

O atendimento é domiciliar. As auxiliares de enfermagem visitam os idosos uma vez por mês e os atendimentos clínicos são feitos pela médica. Eventualmente são promovidos eventos como festas e passeios.

“A festa é uma oportunidade que temos de reunir todos eles. É muito gratificante porque, às vezes, esse é o único momento no qual conseguimos ver o idoso sorrindo, feliz, interagindo com outros idosos. Vale muito a pena”, afirmou Juliana Carminato da Silva, médica do PAI.

Serviço
PAI Castro Alves
UBS Jardim Castro Alves
Rua João Paulo Barreto, 131 - Castro Alves

 

collections
Galeria de imagens