Secretaria Municipal da Saúde
CER Freguesia do Ó entrega cadeiras de roda adaptadas
Por Talita Coutinho
No último dia 11 de dezembro foi realizado um mutirão no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Freguesia do Ó. Durante a atividade foram entregues 12 cadeiras com adaptações de acordo com a necessidade de cada paciente.
Os CER visam garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência. Estes equipamentos fazem parte do programa “Viver sem limites”, do Governo Federal. Na zona Norte há CER no Tucuruvi, Carandiru e Freguesia do Ó.
Na própria unidade da Freguesia do Ó é montada uma oficina para a realização de pequenas mudanças. Caso o problema seja mais complexo, as cadeiras são levadas até a empresa contratada. Os pacientes aguardam e recebem as cadeiras prontas para o uso.
Atendimento aprovado
Helena Lima Lopes, mãe de Diego Lima Lopes, apontou a agilidade e a qualidade dos serviços. “O Diego faz tratamento UBS da Vila Terezinha. Ele tem paralisia cerebral e deficiência auditiva. A cadeira dele estava ficando pequena e as profissionais da UBS nos indicaram para o CER. Ficamos na espera por uma cadeira na AACD durante três anos. Aqui, em sete meses nós conseguimos e em três semanas foi feita a adaptação. O tratamento aqui está sendo ótimo”, disse Helena.
A Rosilene Xavier da Silva, mãe do José Vitor Lucas Xavier, de 13 anos, aprovou o atendimento rápido do CER. “O José tem paralisia cerebral. A cadeira adaptada chegou hoje, do jeito que ele precisa, para ficar sentado corretamente sem atrapalhar a coluna. A Fisioterapeuta dele que solicitou. Fizemos o pedido há três semanas e agora estamos ansiosos para ele começar a usar. Sempre fui muito bem atendida aqui, não tenho do que reclamar”, afirmou Rosilene.
Rosemary Haberland, gerente do CER da Freguesia do Ó, frisa a importância do projeto. “Os benefícios aos usuários melhorou muito. Antes demorava muito para uma pessoa conseguir uma cadeira de rodas, e isso fazia com que as pessoas se sentissem excluídas. Agora, este projeto proporciona a inclusão desses pacientes na sociedade. É muito gratificante ver a alegria deles quando recebem as cadeiras prontas para usá-las”, afirmou.
Aline da Silva Dias, mãe do Nicolas Ryan Pereira da Silva, de quatro anos, ficou sabendo do projeto pela UBS Maria Cecília Donnangelo. “É a primeira vez que o Nicolas usa a cadeira. Ele tem paralisia cerebral e foi feita adaptação completa desde a cabeça, tronco e pernas. Ele usava a cadeira havia um ano, e agora precisou fazer as mudanças. Em uma semana viemos aqui para a avaliação e já está pronta. Estou muito satisfeita”, afirmou Aline.
Inclusão social e integração
Nos Centros Especializados em Reabilitação são desenvolvidas atividades de reabilitação com diversos profissionais da área, visando a inclusão social e integração dos pacientes. Os CER com reabilitação física realizam o fornecimento e a adaptação de cadeiras de rodas.
Os pacientes fazem acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De lá, são encaminhados para o Centro, onde é feita uma avaliação técnica com uma terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Em seguida é indicado qual tipo, ou melhor, cadeira e a melhor adaptação para o conforto do paciente.
O CER atende pacientes com diversas deficiências, com Acidente Vascular Cerebral (AVC), amputação de membros, paralisia cerebral. A expectativa para o próximo ano é de melhorias, pois serão realizados novos contratos com outras empresas para atender uma demanda maior.
.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk