Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 22 de Dezembro de 2015 | Horário: 13:55
Compartilhe:

Grupo de idosos de UBS da zona Sul comemora 10 anos

Idosos e profissionais de saúde se reúnem para festejar

Por Felipe Aires


A saúde do idoso é de extrema importância na busca por qualidade de vida dos moradores da região Sul. Vários são os grupos nos quais os idosos recebem atenção especial. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Jardim existe um grupo que já se reúne há dez anos. Para comemorar a data e aproveitar o clima natalino, o grupo e os profissionais de saúde da UBS se reuniram no último dia 16, no Clube Indiano, para uma confraternização. Cerca de 30 idosos e 10 profissionais da saúde, que compõe a equipe, participaram.


“O encontro é semanal e acontece duas vezes. Procuramos estimular a convivência entre os idosos, a autoestima deles e ocupá-los com atividades que podem ser encaradas, inclusive como terapias. Todos eles se sentem mais inseridos na sociedade e se tornam amigos fora do grupo também” disse Ludmila Schubert, médica da UBS Novo Jardim.


A convivência entre os idosos é estimulada pela equipe que cuida do grupo. Por meio de atividades físicas eles se mantém ativos. A prova é a idosa Maria Augusta Souza. Há dez anos do grupo, ela diz que sua melhora e qualidade de vida são crescentes: “Frequento assiduamente o grupo desde o início. Muitos me consideram, hoje, a líder do grupo. Acho engraçado até, mas sinto um orgulho imenso de poder ajudar. Nossa qualidade de vida melhora muito e, como a Ludmila disse, sentimos que fazemos parte da sociedade. Nos mantemos ativos e fazemos coisas fora do grupo também. Existe um círculo de amizade grande aqui”, afirmou.


‘Somos felizes’


A idosa aproveitou para contar um pouco da história do grupo: “No começo, éramos cerca de dez idosos. Hoje somos mais de 40 e o curioso é que existem muitos casais. Normalmente é a mulher que puxa o homem e, assim, cada vez mais idosos se unem a nós. Falando por mim, nesses dez anos de grupo, sinto-me mais jovem hoje do que há dez anos atrás. As dores são menores, minha consciência corporal está mais aguçada, meu equilíbrio está em dia, e isso evita as quedas, algo tão perigoso para nós, idosos. Aqui fazemos amizade, terapia e somos felizes”.


A equipe da saúde da família é composta por agente comunitário de saúde, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo, nutricionista e médico: “A gente procura acompanhar os idosos de perto e trabalhamos em conjunto, sempre com muita integração. Fazemos aferição de pressão arterial, tai chi, palestras, alongamento, fortalecimento muscular e atividades lúdicas. Acredito que nesses dez anos o grupo evoluiu muito e a tendência é que continuemos nessa evolução”, disse a agente comunitária de saúde Aparecida Ribas de Lara.

collections
Galeria de imagens