Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015 | Horário: 15:24
Compartilhe:

Entrega de cadeiras de rodas motorizadas emociona pacientes no CER Peri Peri

Cadeiras foram ofertadas gratuitamente aos pacientes pelo SUS e trarão independência aos cadeirantes

Participaram da entrega das cadeiras os familiares, fisioterapeutas, agentes sociais, assessora técnica de saúde da pessoa com deficiência e gerente do CER

 

Por Karina Mendes

Roseli Bispo, 35 anos, cadeirante e usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) estava emocionada ao trocar, na segunda-feira (21/12), sua cadeira de rodas manual por uma cadeira de rodas motorizada. “A minha sensação é de ter ganhado novas pernas. A partir de agora poderei fazer as coisas sozinha, terei mais autonomia no dia-a-dia. Sinto-me privilegiada por ser uma das primeiras pessoas a ganhar este benefício. Uma bênção de Deus”, afirmou Roseli.

Naquela tarde, o Centro Especializado em Reabilitação Peri Peri (CER Peri Peri) distribuiu cinco cadeiras de rodas motorizadas. Cada equipamento custou R$ 5 mil e foi comprado e distribuído pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através de um contrato firmado com a empresa Ortobrás, que prevê a entrega de mais cadeiras para o ano de 2016. Os pacientes foram selecionados de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), por meio de uma avaliação física e de compatibilidade da Classificação Internacional de Doenças (CID) antes de receberem os equipamentos.

Participaram da entrega das cadeiras, familiares, fisioterapeutas, agentes sociais, Marisa Samea que é assessora técnica de saúde da pessoa com deficiência da região Oeste e Maria Lucia Vellosa, gerente do CER. Maria Lucia afirmou que as cadeiras trarão liberdade ao cotidiano dos pacientes. “Eles conseguirão deslocar-se sozinhos com as cadeiras motorizadas, o que gera independência. Essa independência é tudo”.

No encontro, os pacientes receberam as cadeiras adaptadas para cada tipo físico, instruções de manuseio e orientações de cuidado. Além do treinamento inicial, os pacientes receberão acompanhamento profissional e farão manutenções regulares no CER.

O CER é um serviço público oferecido pela SMS para a reabilitação de pessoas com diferentes tipos de deficiência. A instituição realiza prevenção de deficiências secundárias, fornece órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e faz o acompanhamento dos pacientes com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros.

collections
Galeria de imagens