Secretaria Municipal da Saúde
Saúde reestrutura Rede de Atenção Especializada Ambulatorial com agendamento de retorno garantido após consulta com especialista
Por Beatriz Prado
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) publicou no Diário Oficial (04/01) a nota técnica nº 001/2016, que torna obrigatória a programação do agendamento de retorno após a realização de avaliação clínica realizada nas 41 unidades da Atenção Especializada Ambulatorial (Hospital Dia da Rede Hora Certa, Ambulatórios Especializados e AMA-E). As novas diretrizes preconizam a alta resolutividade dos casos, com menor tempo de espera.
As estratégias da gestão implementadas desde o início de 2013 já apresentam a redução do tempo de espera para exames médicos, consultas com especialistas e cirurgias eletivas, como: varizes, ortopédicas, urológicas, oftalmológicas e otorrino. A Rede Dia Hora Certa é composta por nove hospitais fixos e cinco Arenas da Rede Hora Certa móvel. Para 2016 a expectativa é ampliar ainda mais o acesso, com a entrega de novas sete unidades fixas, que estão em fase de finalização das obras e aquisição de equipamentos, e outras quatro unidades móveis.
Com a reestruturação e integração dos processos assistenciais o usuário evita ter que ir e voltar à unidade várias vezes para a marcação de consultas de retorno. “As unidades da Atenção Especializada Ambulatorial da SMS/SP devem se adaptar de forma a responder a expectativa do cidadão e implementar processos assistenciais integrados e centrados no usuário, de modo a diminuir, além do tempo de espera, o vai e vem entre serviços e a falta de comunicação e desconfiança entre seus profissionais, fatores que provocam ansiedade e insatisfação geral”, disse o coordenador da Atenção Especializada Ambulatorial, Flavius Augusto Olivetti Albieri. Na impossibilidade de elucidação e conclusão sobre o diagnóstico, a equipe do Hospital Dia da Rede Hora Certa agenda reavaliação posterior e informa o paciente através do serviço de call center com 15 dias de antecedência sobre a nova data e torpedo com dois dias para relembrar da data da consulta.
A regulação de vagas para consultas e exames médicos é realizada entre as supervisões técnicas, coordenadorias e unidades de saúde das regiões através do Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (SIGA) e o acompanhamento do histórico do paciente pode ser consultado nos equipamentos da rede municipal através do prontuário eletrônico.
Para a ampliação da oferta de vagas de exames médicos e cirurgias eletivas, a SMS reajustou convênios com instituições filantrópicas prestadoras de serviços de saúde, convocou médicos aprovados em concurso público, investiu na aquisição de medicamentos, inaugurou novos centros cirúrgicos e deu início ao plano “Mais cirurgias, menos tempo de espera”, no início de outubro.
A nota técnica também garante ao usuário a certeza de atendimento e torna obrigatória à unidade a prestação de informações sobre especialidades com maior tempo de espera e a atenção ao controle das agendas para o contato com o usuário e o informe da consulta agendada.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk