Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2016 | Horário: 14:19
Compartilhe:

CRSN comemora o dia nacional do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional

Unidades Básicas de Saúde fornecem atendimento especializado para pacientes com algum tipo de deficiência física e mental

Por Danielle Lobato

O dia nacional do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional é tradicionalmente comemorado em 13 de outubro, mas, no ano de 2015, a profissão ganhou uma nova data de celebração, 9 de janeiro, sancionado como lei e publicado no Diário Oficial da União. A coordenadoria Regional de Saúde (CRS Norte) alerta a população sobre a importância do profissional na rede de saúde pública.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há milhares de estudos científicos que mostram o efeito benéfico da oferta desses serviços na promoção da saúde e bem-estar da população. Inúmeros outros estudos demonstram a redução dos custos com doença nas sociedades quando a fisioterapia e a terapia ocupacional são aplicadas.

Fisioterapia nas UBS

A reabilitação física é o processo de restabelecer ações físicas do paciente prejudicadas por alguma doença, acidentes ou outros eventos, propiciando seu retorno ao ambiente familiar, social e de trabalho.

O paciente com queixa física ou mental poderá procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. A unidade realizará os procedimentos necessários para o agendamento em um dos serviços de reabilitação física. São referência: as UBS de Jaçanã, Mariquinha Sciascia, Maria Cecília, Vila Dionísia e os Centros Especializados em Reabilitação (CER) Freguesia do Ó, Tucuruvi e Carandiru. Além dessas, o Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) de Taipas e Perus, a Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Jardim Japão e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que dão apoio a algumas UBS e oferecem atendimento especializado de reabilitação física e neurológica.

collections
Galeria de imagens