Secretaria Municipal da Saúde
Alimentação saudável: confira o que você faz de certo e errado na sua dieta
Segundo a nutricionista, dieta não é só caloria. É preciso que se pense em todos os nutrientes do alimento e não apenas nas calorias. Um prato colorido, sempre é uma boa pedida
Por Karina Mendes
Quem nunca iniciou o ano querendo mudanças? Com a chegada do verão e após a grande fartura das festas de final de ano, muitas pessoas optam por começar suas mudanças pelo físico, buscando um corpo em forma. Com isso, fazem diversas dietas sem prescrição ou acompanhamento profissional. A palavra dieta pode parecer benéfica, mas praticada de forma errada pode se tornar sua maior inimiga.
Cada pessoa precisa de uma dieta específica pensada para o seu tipo físico, emocional e financeiro. Não existe corpo padrão, existem necessidades individuais. As famosas dietas como da lua, do detox, da sopa, da proteína ou do carboidrato, vão muito além da perda de calorias. Com a falta de conhecimento no assunto, as pessoas acabam cometendo erros graves na corrida contra a balança.
Para a nutricionista clínica funcional, Fabiana Fiuza, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da UBS Vila Piauí, os resultados não podem aparecer em um prazo curto. Tem que pensar em longo prazo para não colocar a saúde em risco. A nutricionista sugere algumas dicas que podem ajudar a melhorar a alimentação.
- Deixar de comer não resolve. Restringir demais a alimentação desacelera o metabolismo e isso dificulta a perda de peso, ao invés de agilizar;
- Dieta não é só caloria. É preciso que se pense em todos os nutrientes do alimento e não apenas nas calorias. Um prato colorido, sempre é uma boa pedida;
- Alimentação não é só físico, é saúde. Cortar determinados alimentos faz com que nutrientes importantes deixem de ser absorvidos, o que pode acarretar dores no estomago e até mesmo problemas intestinais;
- Coma as frutas que você gosta. Antes de escolher as frutas na hora da compra, pesquise a safra do mês. Isso colabora não só com a saúde, mas também com a economia.
Fabiana acredita que ser saudável é ter equilíbrio. “As pessoas acham que ser saudável é ser restrito. É não comer o que gosta. O almoço de domingo na casa da avó ou o churrasco com os amigos é saudável. Não é aquele churrasco que vai fazer com que você não seja sadio na alimentação, é o que você faz no seu dia-a-dia”, afirmou a nutricionista.
Almejar melhorias é positivo, porém é preciso discernimento. Dietas populares feitas com o acompanhamento de um nutricionista podem funcionar, mas a autoprescrição pode trazer riscos à saúde. Não se pode mudar uma vida de hábitos não saudáveis em pouco tempo, é preciso planejamento e força de vontade. Para ter uma vida sadia e feliz é necessário se permitir, mas sem abusos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk