Secretaria Municipal da Saúde
Usuários do CER da região Sudeste recebem cadeiras de rodas adaptadas
Técnicos da empresa fabricante das cadeira montaram oficina dentro do CER Tatuapé para fazer as adaptações posturais de acordo com a necessidade de cada usuário
Por Rosangela Rosendo
Nos dia 8, 9 e 22 de dezembro, a Área Técnica da Pessoa com Deficiência da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste coordenou a entrega de 20 cadeiras de rodas com adaptações posturais a usuários atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) II Vila Mariana, CER II Vila Prudente, CER II Tatuapé, CER III Sapopemba, e CER IV Flávio Giannotti.
A atividade ocorreu na sede do CER II Tatuapé e seguiu o fluxo e critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para concessão de uso do equipamento. Na ocasião, técnicos dos CER e usuários acompanharam o trabalho de montagem e adaptação postural das cadeiras pela empresa fabricante, de acordo com a necessidade de cada beneficiado.
Para a aquisição das cadeiras, os usuários, passaram antes por avaliação de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Entre as adaptações, as cadeiras receberam assento e encosto para deformidade de quadril e tronco, apoio de cabeça, tronco, pés, braços e quadris, cinto pélvico e mesa de atividades.
Reabilitação
Para ampliar o acesso, qualificar o atendimento, articular e integrar os serviços de saúde garantindo a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência (temporária, permanente, progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua), em 2012 o Ministério da Saúde (MS) publicou a Portaria MS/GM nº 793/12, que instituiu a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
A portaria também definiu os Centros Especializados em Reabilitação (CER) como ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação, que podem integrar diferentes modalidades de reabilitação (física, auditiva, intelectual e visual). O serviço está capacitado para realizar acolhimento; avaliação multiprofissional; elaboração, desenvolvimento e monitoramento do projeto terapêutico singular; atendimento individual; atendimento em grupo e em oficinas terapêuticas; treino de orientação e mobilidade; apoio e orientação para a realização de atividades de vida diária; atendimento compartilhado; prescrição, adaptação e fornecimento de tecnologia assistiva.
Além disso, presta atendimento à família e grupo de cuidadores; atendimento domiciliar/institucional; estimulação precoce; acompanhamento pela equipe do Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD); reunião de equipe; matriciamento; plantão de OPM e ações de articulação de redes.
Dentro do território, a CRS Sudeste disponibiliza seis Centros Especializados em Reabilitação com diferentes modalidades de atenção – CER II Vila Mariana (física e auditiva); CER II Vila Prudente (física e intelectual); CER II Tatuapé (física e intelectual); CER II Penha (auditiva e visual); CER III Sapopemba (física, intelectual e auditiva); e CER IV Flávio Giannotti (física, auditiva, intelectual e visual).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk