Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2016 | Horário: 15:22
Compartilhe:

Usuários do CER da região Sudeste recebem cadeiras de rodas adaptadas

Atividade ocorreu na sede do CER II Tatuapé e seguiu o fluxo e critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde

Técnicos da empresa fabricante das cadeira montaram oficina dentro do CER Tatuapé para fazer as adaptações posturais de acordo com a necessidade de cada usuário

 

Por Rosangela Rosendo


Nos dia 8, 9 e 22 de dezembro, a Área Técnica da Pessoa com Deficiência da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste coordenou a entrega de 20 cadeiras de rodas com adaptações posturais a usuários atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) II Vila Mariana, CER II Vila Prudente, CER II Tatuapé, CER III Sapopemba, e CER IV Flávio Giannotti.

A atividade ocorreu na sede do CER II Tatuapé e seguiu o fluxo e critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para concessão de uso do equipamento. Na ocasião, técnicos dos CER e usuários acompanharam o trabalho de montagem e adaptação postural das cadeiras pela empresa fabricante, de acordo com a necessidade de cada beneficiado.

Para a aquisição das cadeiras, os usuários, passaram antes por avaliação de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Entre as adaptações, as cadeiras receberam assento e encosto para deformidade de quadril e tronco, apoio de cabeça, tronco, pés, braços e quadris, cinto pélvico e mesa de atividades.

Reabilitação

Para ampliar o acesso, qualificar o atendimento, articular e integrar os serviços de saúde garantindo a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência (temporária, permanente, progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua), em 2012 o Ministério da Saúde (MS) publicou a Portaria MS/GM nº 793/12, que instituiu a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

A portaria também definiu os Centros Especializados em Reabilitação (CER) como ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação, que podem integrar diferentes modalidades de reabilitação (física, auditiva, intelectual e visual). O serviço está capacitado para realizar acolhimento; avaliação multiprofissional; elaboração, desenvolvimento e monitoramento do projeto terapêutico singular; atendimento individual; atendimento em grupo e em oficinas terapêuticas; treino de orientação e mobilidade; apoio e orientação para a realização de atividades de vida diária; atendimento compartilhado; prescrição, adaptação e fornecimento de tecnologia assistiva.

Além disso, presta atendimento à família e grupo de cuidadores; atendimento domiciliar/institucional; estimulação precoce; acompanhamento pela equipe do Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD); reunião de equipe; matriciamento; plantão de OPM e ações de articulação de redes.

Dentro do território, a CRS Sudeste disponibiliza seis Centros Especializados em Reabilitação com diferentes modalidades de atenção – CER II Vila Mariana (física e auditiva); CER II Vila Prudente (física e intelectual); CER II Tatuapé (física e intelectual); CER II Penha (auditiva e visual); CER III Sapopemba (física, intelectual e auditiva); e CER IV Flávio Giannotti (física, auditiva, intelectual e visual).

collections
Galeria de imagens