Secretaria Municipal da Saúde
Secretaria reduz tempo de diagnóstico de dengue
Por Camila Brunelli
Preocupada com o aumento de casos de dengue na cidade a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) repactuou com os laboratórios referenciados, nesta semana, o tempo de entrega de resultados dos exames de sangue de pacientes com suspeita de dengue. Para isso, os técnicos criaram o “hemograma dengue”, específico para diagnostico da doença.
Anteriormente, quando uma Unidade Básica de Saúde (UBS) solicitava o exame para algum dos sete laboratórios contratados pela Prefeitura, o resultado com o diagnóstico demorava cerca de uma semana. ”Agora, o prazo máximo é de 24 horas”, disse Glória Ribeiro, coordenadora da Assistência Laboratorial da SMS. “Essa medida é importante porque acelera o diagnóstico e o início do tratamento”, explicou.
Nos Prontos-Socorros, Pronto-Atendimentos e Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24h os resultados ficarão prontos em até duas horas depois de colhido o material. Nas AMAs tradicionais o “hemograma dengue” ficará pronto em até 3 horas. Além disso, em alguns pontos estratégicos - ainda a serem definidos em estudos dos técnicos da SMS – serão instalados aparelhos que permitirão obter resultados em no máximo 20 minutos. Dois desses pontos já foram definidos: AMA Sorocabana e Pronto Socorro Municipal Prof. João Catarin Mezomo (PS Lapa).
Outros 13 pontos ainda estão em discussão. A SMS também disponibilizará, a partir de segunda-feira (18), o teste rápido para a detecção de quatro sorotipos de dengue. A intenção é identificar rapidamente, na fase inicial da transmissão da doença, os casos positivos e agilizar as ações de campo de combate ao mosquito.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk