Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016 | Horário: 20:02
Compartilhe:

Hospital Dia Hora Certa Lapa aumentará número de cirurgias em 200%

Secretário visita novo centro cirúrgico que permitirá aumento de 150 para 450 cirurgias por mês

Por Cristiane Guterres

Foto Edson Hatakeyama

O secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha visitou, nesta sexta-feira (15), as instalações da unidade da Rede Hora Certa Hospital Dia Lapa (zona Oeste). Padilha esteve acompanhado pelo coordenador regional de saúde Oeste Alexandre Nemes e pelo assessor de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Flavius Augusto Olivetti Albieri. Juntos, eles conheceram as novas instalações da unidade, que permitirão aumento de 200% no número de cirurgias realizadas.

A unidade da rede Hora Certa, montada no estacionamento do Pronto-Socorro Municipal da Lapa desde julho de 2014, é formada por uma estrutura móvel que pode ser adaptada em qualquer outro local. Na semana passada foi inaugurado o novo centro cirúrgico heptabox. São sete unidades modulares integradas com sala de espera climatizada. A nova estrutura conta com um avançado centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de esterilização, emergência, área de coleta de exames laboratoriais, sala de exames oftalmológicos, banheiros adaptados para deficiente físicos, copa e vestiário para os funcionários.

Mais cirurgias

Toda a estrutura foi montada durante as semanas finais de dezembro, para não prejudicar o atendimento. Com a nova organização, o número de cirurgias passará de 150 para 450 por mês. Não apenas as estruturas são adaptáveis. A equipe de funcionários pode sofrer modificações de acordo com a demanda. Caso haja aumento na procura por um determinado exame ou cirurgia, novos profissionais serão contratados para oferecer um número maior de vagas.

No segundo semestre de 2015 foram realizados mais de sete mil exames diagnósticos. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h e aos sábados, das 8h às 18h.

“É uma unidade três em um. A pessoa faz a consulta com o especialista, faz os exames e também faz a cirurgia. Ou seja, no mesmo lugar a pessoa faz os três tipos de procedimento que hoje têm as maiores filas de espera em São Paulo. A diferença é que a gente consegue agir mais rápido”, afirmou Padilha.

O taxista Jorge Tadeu estava na unidade realizando exames de ultrassonografia e aprovou o atendimento do Hospital Dia Lapa. “Em tudo o que eu usei até agora do Hora Certa fui bem atendido, tanto aqui quanto no Tucuruvi. O serviço público tem melhorado cada vez mais”, afirmou.

O Programa Hora Certa Móvel é uma parceria entre a SMS e Projeto Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde). Todas as unidades da rede - sejam móveis ou fixas - foram construídas para reduzir a fila de espera por exames e procedimento cirúrgicos. Ainda segundo Padilha, até junho de 2016, somando as unidades já em operação e as que serão construídas, haverá 30 unidades da rede hora certa atendendo na cidade.

collections
Galeria de imagens