Secretaria Municipal da Saúde
Hospital Dia Penha supera meta de cirurgias vasculares
Por Rosângela Rosendo
Foto: Edson Hatakeyama
Na última quarta-feira (27), o secretario municipal de Saúde visitou as instalações do Hospital Dia da Rede Hora Certa Penha. Alexandre Padilha conferiu as atividades que motivaram o aumento mensal das cirurgias vasculares. Da meta de oito procedimentos na especialidade, a unidade saltou para 24 cirurgias mensais.
Um dos fatores determinantes para a elevação foi o incremento no quadro médico a partir novembro de 2015. Em novembro foram realizadas 12 cirurgias. Esse número pulou para 26 em dezembro e, até o último dia 23, já estava em 20 cirurgias.
A configuração de vagas em reserva técnica para o Regulador Central do município a partir de janeiro, de acordo com orientação da Regulação Sudeste, também contribuíram para a elevação. A medida garantiu o agendamento de pacientes com indicação cirúrgica e, consequentemente, o aumento de cirurgias. Durante a visita, Padilha foi ao centro cirúrgico e acompanhou a equipe médica da unidade durante a realização de uma cirurgia vascular.
Medicamentos
O secretário vistoriou também a reforma em andamento na farmácia e que melhorará o fluxo de atendimento e dispensação de medicamentos ao usuário. Também haverá obras no setor administrativo, fato que, posteriormente, abrirá espaço para os procedimentos de colonoscopia e endoscopia em sala exclusiva.
Além de conversar com trabalhadores e usuários, Padilha acompanhou a entrega de um aparelho auditivo a um paciente do CER II (Centro Especializado em Reabilitação), instalado na unidade. O serviço entrega de 80 a 100 aparelhos auditivos por mês.
Infraestrutura
O Hospital Dia da Rede Hora Certa Penha foi inaugurado em 19 de dezembro de 2013, nas antigas instalações do Ambulatório de Especialidades Maurice Paté. Diariamente, uma média de 700 pessoas recebem atendimento. São usuários residentes em distritos administrativos como Artur Alvim, Cangaíba, Penha e Vila Matilde. A região abrange população de quase 480 mil habitantes. Destes, 54,6% são dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde março de 2010 a unidade é gerenciada pelo parceiro SAS Seconci, em contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk