Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2016 | Horário: 19:31
Compartilhe:

Saúde expande Prontuário Eletrônico do Paciente para 256 UBS do Município

Previsão é de que unidades tenham sistema implantado a partir de junho, após capacitação das equipes

Por Patrícia Pasquini

Acompanhar o histórico de um paciente na Rede Municipal de Saúde em um único prontuário, agilizar e atualizar as informações em tempo real são as vantagens do módulo do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na Rede Municipal de Saúde, integrado ao Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (SIGA-Saúde). A previsão é de que, a partir de junho, as 256 unidades da cidade que mais atendam pacientes tenham o sistema implantado.

O PEP foi introduzido na Rede Municipal em setembro de 2014 em 15 unidades – seis UBS, duas UPA, três AMA e quatro Hospitais Dia da Rede Hora Certa - com caráter experimental. Os funcionários e técnicos da Secretaria puderam avaliar o uso, debater com outros gestores e aprimorar o sistema. Agora, com módulo validado, a Prefeitura fará neste semestre a expansão do SIGA-PEP para as 256 Unidades Básicas de Saúde que mais atendem pacientes na Capital.

A Secretaria investiu este ano mais de R$ 19 milhões para a compra de 5.923 computadores para as unidades que receberão o SIGA-PEP. O cronograma prevê a entrega entre março e abril, capacitação dos profissionais e uso a partir de junho. Todos os Hospitais Dia da Rede Hora Certa e as UPA 24h que serão inauguradas este ano já contarão com o prontuário.

Diagnóstico mais rápido

“O desenvolvimento e uso do Prontuário Eletrônico do Paciente servem para melhorar a gestão e a assistência. Os dados de atendimento do paciente que constam no PEP são precisos e propiciam um diagnóstico mais rápido. Nós qualificamos o processo de acompanhamento do paciente”, afirma o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.

Para cada perfil de unidade há a possibilidade de parametrizar o SIGA-PEP de acordo com o seu fluxo de atendimento. “São módulos distintos para a UPA, Hospital Dia Hora Certa e UBS, mas que unificam as informações e permitem ao profissional acompanhar o fluxo do paciente em serviços diferentes”, explica o secretário. A UBS Integral Jardim Edite, na zona Oeste, foi a primeira unidade integrada a usar o prontuário e registrou mais de 70% de aprovação dos funcionários.

Atualmente, todas as unidades da Rede contam com o Sistema de Gestão da Assistência (SIGA) para agendamento e encaminhamento para os serviços especializados. A Secretaria vem adotando medidas para estruturar o Sistema de Informação, com foco na qualidade dos dados e na melhoria dos processos de trabalho. Por isso, desenvolveu novas ferramentas e sistemas que atuarão integrados ao SIGA-PEP.

 

collections
Galeria de imagens