Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2016 | Horário: 13:55
Compartilhe:

Começou a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo

Unidades de saúde da zona Sul realizam palestras sobre o tema e apoiam semana dedicada à doença

Por William Amorim

Nesta quinta-feira (18) teve início a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo. A ideia é chamar a atenção da população para os problemas relacionados ao abuso de álcool e incentivar os dependentes a procurar tratamento.


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui um serviço especializado para esse tipo de tratamento e acompanhamento: os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Na região Sul há quatro unidades.


Celebrando a data, o CAPS AD 3 Jardim Ângela realizou, na manhã do dia 18, três palestras sobre o tema. Elas passaram pela história da relação do consumo de álcool e da humanidade, pelo manejo do pensamento em relação ao desejo de beber e pelos efeitos do álcool no organismo.


Já no dia 26, às 9h, haverá palestra na Associação de Moradores próxima à UBS Vila Prel. Tema: prática corporal e alcoolismo com a psiquiatra do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).


Ajuda especializada


Para ser diagnosticada como dependente de determinada substância, a pessoa precisa preencher, no período de um ano, três ou mais dos sete critérios da Classificação Internacional de Doenças, conhecida como CID 10. Os pacientes chegam ao CAPS AD encaminhados por outros dispositivos de saúde ou por demanda espontânea.


Chegando à unidade, o paciente é encaminhado para o grupo de acolhida. Depois, passa por uma triagem e agendamento de consultas médicas – psiquiatria e clínica geral. Nos casos de maior gravidade o paciente é encaminhado para o Pronto Socorro de referência ou para a UBS de origem.


O tratamento neste caso é personalizado, pois leva em consideração a história que o paciente apresenta em relação ao uso da droga. Feito esse levantamento, ele pode passar por um tratamento intensivo (no qual a frequência na unidade é diária), semi-intensivo (em que a frequência é duas ou mais vezes na semana) e não intensivo (frequência semanal, quinzenal ou até mensal).


“O CAPS AD tem como proposta ser um ambiente acolhedor, a fim de atender as demandas de tratamento e assistência especializada aos dependentes de álcool e outras drogas de forma que garanta a hospitalidade, a escuta diferenciada e o respeito às singularidades de cada sujeito”, afirma Tatiana Helena Silva, gerente do CAPS AD 2 Capela do Socorro.

Serviço:
UBS Vila Prel
Endereço: Rua Thereza Maia Pinto, 11 – Vila Prel.

CAPS AD 3 Jardim Ângela
Endereço: Rua Padre Claro, 51 - Riviera Paulista.

CAPS AD 2 Capela do Socorro
Endereço: Rua Luis Rotta, 300 – Jardim Panorama.

collections
Galeria de imagens