Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2016 | Horário: 15:26
Compartilhe:

Supervisões Técnicas de Saúde da zona Sul apresentam Plano Municipal de Educação Permanente

PLAMEP 2016 prevê programação variada para funcionários da saúde

Supervisões e técnicos da Coordenadoria Sul debatem Plano de Educação Permanente 2016

 

Texto e foto por William Amorim


Desde o ano passado as cinco Supervisões Técnicas de Saúde (STS) da zona Sul trabalham na elaboração do Plano Municipal de Educação Permanente (PLAMEP), que será executado em 2016. Trata-se de uma parceria da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) com parceiros e Organizações Sociais do território. O objetivo é planejar e organizar o calendário das capacitações oferecidas aos trabalhadores que atuam nas unidades municipais de saúde.  


Na última terça-feira (23), representantes das STS da CRS Sul e dos parceiros se reuniram na Escola Municipal de Saúde Regional Sul. Discutiram e trocaram ideias sobre a programação anual preparada por cada supervisão. Também avaliaram a melhor forma de conciliar a agenda dos profissionais com as ações propostas e como essas atividades serão elaboradas.


“A educação permanente ajuda muito no crescimento e no desenvolvimento do trabalho, pois há uma troca de experiência contínua entre eles (os profissionais). A proposta é aprender no dia a dia, de diversas formas. Assim, eles não ficam limitados apenas a participar de cursos”, disse Andréa Duarte Martins, que atua na área de desenvolvimento RH da Supervisão de Capela do Socorro.


Qualidade do serviço


A educação permanente é um processo que visa qualificar e melhorar os processos de trabalho dos colaboradores, verificando suas necessidades e pensando na resolução desses problemas. Muitas vezes a educação permanente é entendida com cursos ou treinamento. Esses recursos são necessários e fazem parte do plano. Mas ela não se resume a isso. A educação permanente é um trabalho que não precisa necessariamente acontecer em um espaço formal. Pode acontecer durante uma visita de um técnico a uma unidade de saúde.


“O PLAMEP é algo preconizado pelo Ministério da Saúde. É extremamente importante para que a gente possa avançar na qualificação dos serviços de saúde com o intuito de atender os princípios do SUS [Sistema Único de Saúde]. Buscamos com isso oferecer à população um atendimento cada vez melhor”, diz Bruna Canever, supervisora técnica de Educação Permanente da O.S. Associação Saúde da Família.


O próximo encontro está marcado para 23 de março. Cada supervisão apresentará seu PLAMEP de 2016 para as demais regiões e para a coordenadora da CRS Sul Tania Zogbi Sahyoun.

collections
Galeria de imagens