Secretaria Municipal da Saúde
Ministro da Saúde elogia Hospital Municipal Vila Santa Catarina
Ministro da Saúde, Marcelo Castro, visita o bloco da pediatria do Hospital Municipal de Vila Santa Catarina
Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama
O Hospital Municipal da Vila Santa Catarina Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho recebeu, na manhã desta sexta-feira (26), a visita do ministro da Saúde Marcelo Castro, do secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha e do vice-presidente do Hospital Israelita Albert Einstein Eduardo Zlotnik. Castro conheceu o sistema de avaliação de custo do Santa Catarina e visitou os blocos que passaram por obras. O equipamento é gerenciado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, por meio de um convênio inédito na cidade, que utiliza recursos do próprio Einstein via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI) / Ministério da Saúde. São cerca de R$ 160 milhões/ano.
O ministro destacou a qualidade do trabalho realizado. “O Hospital Municipal Vila Santa Catarina presta vários serviços, inclusive tem previsão de no futuro fazer transplantes. O trabalho desenvolvido aqui é de suma importância, que é avaliar o custo de cada paciente internado e o custo por grupo de doença. Esses custos são muito importantes para a definição das ações do Ministério da Saúde. Volto daqui muito impressionado com a qualidade, com a excelência do serviço, lembrando que esse hospital é 100% SUS”, disse Castro.
Histórico
A 1ª fase da unidade foi inaugurada em 11 de dezembro de 2015, data em que entraram em funcionamento a Maternidade, o Centro de Parto Normal, o Banco de Sangue, o Ambulatório do Programa de Transplantes, a UTI Adulto e a UTI Neonatal.
Segundo Padilha, o Hospital Municipal Vila Santa Catarina começou a funcionar em tempo recorde, fato decisivo para a população da região Sul, que tem o menor número de leitos por habitantes da cidade. A unidade beneficia uma população de aproximadamente 2,6 milhões de pessoas.
“O prefeito Fernando Haddad é o único prefeito do período recente da cidade de São Paulo que começa, constrói, equipa e põe para funcionar um hospital no mesmo mandato. É o caso do Vila Santa Catarina e será também o caso do Hospital de Parelheiros. Trouxemos para essa região serviços que não havia, como a internação para transplante, para pacientes com câncer, maternidade. Está sendo muito importante para essa região que tem menor número de leitos por habitante”, afirmou o secretário.
Infraestrutura
O hospital foi instalado em um terreno de oito mil m² com área construída de 25 mil m². No total, a unidade disponibilizará 271 leitos assim distribuídos: 26 para clínica cirúrgica, 25 para clínica médica, 36 para obstetrícia, incluindo três salas de parto natural; 17 leitos para pacientes pediátricos, 10 para psiquiatria, 30 para pacientes oncológicos, 32 para pacientes transplantados, 11 para UTI neonatal, 12 para cuidados intermediários (berçário), 26 para pacientes UTI adultos, 9 para UTI pediátrica. Trinta e sete leitos adicionais serão destinados à observação clínica e recuperação anestésica.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk