Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 11 de Março de 2016 | Horário: 18:33
Compartilhe:

Região Sul reforça ações contra Aedes aegypti no final de semana

Objetivo é eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika vírus

Por Tatiana Ferreira


A UBS Paraisópolis 2 (Campo Limpo), realizou nesta sexta-feira (11) uma ação de combate a dengue no seu território. A equipe se reuniu e pensou no que poderiam fazer de diferente e impactante, então surgiu a ideia de compor uma marchinha e sair pelas ruas da comunidade cantando e distribuindo informações. Para ajudar os profissionais nessa tarefa, os jovens da ONG Pró Saber acompanharam a ação tocando instrumentos musicais, como tambor.


A Agente Comunitária de Saúde (ACS) Viviane Costa de Miranda foi fantasiada de mosquito da dengue e acredita que essa forma de abordagem é muito eficaz. “Gestos e atitudes acabam reforçando muito mais do que simplesmente entregar um panfleto, pois chama mais atenção e as pessoas interagem”, disse Viviane.


Ações no final de semana


Quatro das cinco Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS) da região Sul irão às ruas neste final de semana para reforçar as ações de combate ao mosquito.


A SUVIS Capela do Socorro terá quatro ações neste sábado (12). Na região da UBS Vila Natal será realizado um mutirão de Cata-Bagulho acompanhado de bloqueio. A atividade deve ter início às 9h e prosseguir até às 13h. A ação é intersetorial e vai envolver profissionais da SUVIS, da UBS, do PAVS, além de profissionais do Setor de Limpeza da Subprefeitura de Capela do Socorro, representantes do Comitê da Dengue, Conselheiros da região e Defesa Civil.


No total, a Saúde vai ceder 83 profissionais, sendo da SUVIS: 25 Agentes de Endemias no Cata-Bagulho, oito Agentes de Endemias no Bloqueio, dois Biólogos e um Enfermeiro. Já da parte da UBS vão trabalhar: 37 ACS, quatro auxiliares de enfermagem, duas enfermeiras, uma dentista e uma nutricionista. O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis contará com o gestor e um Agente de Promoção Ambiental (APA).


No Jardim Lucélia, na Área de Invasão “Projeto Anchieta”, será realizado um bloqueio. A partir das 9h, os trabalhadores irão se reunir em frente à UBS Jardim Eliane. O trabalho segue até às 13h. Neste bloqueio vão trabalhar 19 Agentes de Endemias, uma Assistente Social e uma enfermeira da SUVIS. O gestor local e um APA do PAVS estarão inseridos na atividade, assim como o gerente da UBS, uma enfermeira, um auxiliar de enfermagem e 20 ACS, totalizando 46 profissionais da saúde.


Tanto no Parque Grajaú como no Jardim Moraes Prado, a SUVIS vai fazer das 9h às 13h, um bloqueio. Em cada região serão 11 profissionais trabalhando, sendo 10 agentes de Endemias e uma enfermeira em cada bairro.


A SUVIS Santo Amaro/Cidade Ademar fará uma ação educativa na região de Cidade Júlia, em conjunto com a Organização Social Santa Catarina. Seis agentes de zoonoses e nove agentes comunitários de saúde irão percorrer as ruas da região, sendo que o ponto de saída é a própria UBS.


Thaís Gomes, bióloga da SUVIS informa que a equipe fará ainda três bloqueios de casos suspeitos de chikungunya, sendo um no distrito de Santo Amaro e dois em Cidade Ademar. Os profissionais estarão divididos em três equipes com 12 agentes de zoonoses cada. Além dos 42 agentes de zoonoses, outros dois técnicos da SUVIS SACA estarão participando das ações.


No Campo Limpo, a SUVIS tirou o sábado para realizar bloqueio de criadouros. Dois técnicos e 45 agentes de zoonoses vão trabalhar das 8h às 14h.

Já a SUVIS M’ Boi Mirim vai realizar bloqueios de criadouros e nebulização. Das 8h às 16h, os três técnicos e os 65 agentes de zoonoses envolvidos na ação vão realizar três bloqueios de criadouros e duas nebulizações em casos confirmados de dengue.


Ana Beatriz Zambenedetti Zunder, supervisora da SUVIS M’ Boi Mirim fará neste sábado (12) uma explanação sobre dengue na audiência pública sobre o Plano Diretor Regional que vai acontecer no Clube da Turma, das 9h às 13h. A supervisora levará a exposição de animais sinantrópicos, cartazes e folders educativos para serem distribuídos para a população.


Ainda em M’Boi Mirim, a AMA/UBS Integrada Parque Figueira Grande fará palestras educativas quanto ao combate à dengue na sala de espera da unidade durante o período de funcionamento da AMA.

 

collections
Galeria de imagens