Secretaria Municipal da Saúde
Nove UBS de Parelheiros vão participar do Programa de Educação da APA do Capivari-Monos
Profissionais de nove unidades de saúde participarão de várias capacitações
Texto e foto por Tatiana Ferreira
Aconteceu nesta quinta-feira (10) no espaço Beija-Flor do CEU Parelheiros o lançamento do Programa de Educação Ambiental (PEA) que abrange a Área de Proteção Ambiental Municipal do Capivari-Monos (APA Capivari-Monos).
O intuito do encontro foi apresentar ao público-alvo a segunda fase do programa, além de integrar os participantes. Vinicius Martuscelli Ramos, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, fez uma breve apresentação da APA. Na sequência, Lucas Camba Garcia, geógrafo da WALM Engenharia e Tecnologia Ambiental Ltda, fez uma apresentação do Plano de Trabalho que será executado pela empresa no território.
Cerca de 160 pessoas participaram do lançamento, que contou com a presença de Ana Paula Lima Orlando, supervisora de saúde de Parelheiros; de Vinicius Martuscelli Ramos, da Secretaria Municipal do Verde Meio Ambiente; de representantes das empresas Furnas e WALM Engenharia e Tecnologia Ambiental Ltda, dos agentes comunitários de saúde (ACS), gestores locais e agentes de promoção ambiental (APA) do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) das nove UBS envolvidas e de lideranças e conselheiros da região.
Ana Paula Lima Orlando, supervisora da região, destacou a alegria de estar vivenciando o momento. “Parelheiros é considerada a única área rural da cidade. Por isto, é muito importante trabalharmos essa parceria do meio ambiente com a saúde. Quem acompanhou de 2002 para cá sabe o quanto Parelheiros e Marsilac cresceram, se desenvolveram. É importante associar as coisas, desenvolvimento e cuidado, com o meio ambiente, para evitar degradação. Eu fico muito contente de estar na região e vivenciar este programa. Dou parabéns às empresas e, enquanto Supervisão Técnica de Saúde, estamos à disposição para ajudar no que for necessário”, disse Ana Paula.
Capacitação
O foco do programa é a questão do saneamento ambiental nas áreas de abrangência de nove UBS da Supervisão Técnica de Saúde de Parelheiros: Jardim Embura, Jardim Silveira, Vargem Grande, Colônia, Nova América, Jardim das Fontes, Barragem, Marsilac e Dom Luciano Bergamini (Ponte Seca).
Para isso, os profissionais de saúde que trabalham nessas unidades vão participar de oficinas teórico-práticas sobre três temas: manejo da água e tratamento dos efluentes, manejo de resíduos sólidos e aproveitamento integral dos alimentos com o intuito de os tornar multiplicadores na comunidade.
O trabalho englobará futuramente a construção de algumas unidades demonstrativas das tecnologias abordadas nas oficinas – por meio de mutirões - e a produção de material didático.
Experiências positivas
No lançamento do programa, foi aberto espaço para a apresentação de práticas locais em andamento na APA Capivari Monos.
Uma delas foi o projeto Ciclo da Água, realizada em parceria com a UBS Chácara Santo Amaro e o Centro de Criança e Adolescente (CCA) Auri Verde. A parceria resultou em diversas ações implantadas na região da UBS, na comunidade e na Ilha do Bororé. Como resultado, foi produzido o documentário “Ciclo das Águas”.
Além disso, um espetáculo da Companhia de Teatro Rocokós abordou, de forma lúdica e interativa, temas ambientais como a coleta seletiva e o cuidado com o meio ambiente.
Compensação ambiental
O PEA está previsto no âmbito do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Furnas, como parte das medidas compensatórias à implantação da Linha de Transmissão Itaberá – Tijuco Preto III.
Desde 15 de dezembro de 2000, a empresa executa esse TAC que possibilitou a realização de diversas ações, entre elas o PEA na APA Capivari-Monos fase 1. Em 2010 foi realizado um balanço dos dez anos de TAC. Para garantir a execução das demais atividades remanescentes, foi proposta a continuidade das ações de educação ambiental da empresa, resultando no lançamento desta fase 2.
O que é APA Municipal Capivari-Monos?
A APA Municipal Capivari-Monos foi criada por meio da Lei Municipal 13.136, de 9 de julho de 2001. Ela é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável e possui uma área de 251 km², equivalente a um sexto do território da cidade. Trata-se da primeira APA Municipal da cidade de São Paulo e está localizada no extremo sul da Capital, na Subprefeitura de Parelheiros.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk