Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 15 de Março de 2016 | Horário: 17:24
Compartilhe:

UBS Paraisópolis II faz ação contra a dengue

Objetivo foi conscientizar população sobre os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti

Os jovens da ONG Pró Saber levaram seus instrumentos de percussão para as ruas

 

Por Patricia Torres


Na última sexta-feira (11), a UBS Paraisópolis II, em Campo Limpo, realizou uma ação intensificada de combate à dengue no seu território. Uma equipe de agentes comunitários de saúde (ACS), a enfermeira e a banda de jovens da ONG Pró Saber, saíram nas ruas adjacentes à unidade, distribuindo panfletos informativos e fazendo muito batuque para chamar a atenção da população.

A enfermeira Melina Lopes Simião Sevilhano articulou a ação juntamente com os ACS. Eles compuseram a marchinha “Unidos contra o mosquito”. Já os jovens da ONG Pró Saber levaram seus instrumentos de percussão para as ruas. “Chamar atenção da comunidade é nosso objetivo, assim como também trazer festa ao mesmo tempo, mas não podemos deixar de reforçar a importância de fazer o combate do mosquito Aedes aegypti”, afirmou Melina.

A ACS Viviane Costa de Miranda foi fantasiada de mosquito da dengue e acredita que essa forma de abordagem é muito eficaz. “Gestos e atitudes acabam reforçando muito mais do que simplesmente entregar um panfleto, pois chama mais atenção e as pessoas interagem”, explicou Viviane.

Participação Popular

O objetivo da ação foi envolver toda a população e pela avaliação dos profissionais, deu certo. A Priscila de Souza Silva, moradora da região de Paraisópolis, tinha uma consulta marcada na unidade, mas logo que viu a marchinha saindo às ruas, decidiu acompanhar. “Eu gosto de participar dessas ações que envolvam a comunidade. É bom para incentivar o povo a melhorar seus hábitos”, disse Priscila.

A passeata percorreu várias ruas dos arredores da unidade e muitos moradores que passavam na hora ou mesmo quem estava em casa, paravam para acompanhar e ver do que se tratava.

Parceria com a comunidade

Para esta ação, a unidade de saúde contou com o apoio da ONG Pró Saber. Luana Lopes de Andrade, professora da ONG, enfatizou a importância da parceria com a Prefeitura e planeja outras ações na comunidade, juntamente com a unidade Paraisópolis II.

A ONG Pró Saber está aberta para crianças e adolescentes que querem aprender a tocar instrumentos, participar de oficinas de jogos e brincadeiras. O intuito é ajudar na formação cidadã dos jovens. “Juntos, vamos trabalhando para melhorar a comunidade que a gente trabalha e, principalmente, vive”, contou Luana.

 

collections
Galeria de imagens