Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 17 de Março de 2016 | Horário: 16:23
Compartilhe:

Blitz nas estradas busca melhorar qualidade de vida dos caminhoneiros

Ação conjunta alerta motoristas sobre cuidados com saúde e contra Aedes aegypti

Do Blog da Saúde


A qualidade de vida dos caminhoneiros é sempre uma preocupação. A vida na estrada, muitas vezes está associada a longas horas dirigindo por diversos pontos do país, sem horários adequados para comer e dormir. Com o objetivo de alertar os motoristas profissionais sobre os cuidados com a saúde, o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio do Ministério da Saúde realizaram, nesta quarta-feira (16), uma grande ação nas estradas do Brasil, o Comandos da Saúde. 21 pontos do país, inclusive na BR-080 próximo à Brazlândia no Distrito Federal.

Ação, que acontece todos os anos em várias edições, busca detectar alterações de saúde desses motoristas profissionais que, submetidos a longas jornadas de trabalho, encontram dificuldades para cuidar da própria saúde. Durante a operação, são realizados diversos tipos de avaliações e exames, como: pesquisa de doenças pré-existentes; aferição de pressão arterial; níveis de glicose; acuidade visual e auditiva; campo visual; força manual; vacinação; grau de sonolência; dentre outros. Este ano, como novidade, foram incluídos testes rápidos de DTS/AIDS e conscientização pra o combate de mosquito Aedes aegypti.

Problemas sexuais e de nutrição

]Paulo Cabral, coordenador de promoção social do SEST/SENAT explica que a ação busca promover à saúde e hábitos saudáveis entre os profissionais. “Queremos que eles faças uma espécie de check up na ação. Isso é muito importante, muitas vezes o caminhoneiro não se atenta que precisa parar um pouco para relaxar e se cuidar. A profissão geralmente tem dois grandes problemas, o nutricional, pois eles têm dificuldade de ter uma alimentação saudável, com lugares corretos para parar e se alimentar. E o sexual, já que ele viaja muito e se envolve com diversos tipos de pessoas”, explica.

Elandio Barbosa, caminhoneiro há mais de 30 anos, reconhece a importância da ação para a sua saúde e para os colegas de profissão. “Muitas vezes agente nem sabe as informações que recebemos aqui. É muito importante prestar atenção nisso. No caso do mosquito, por exemplo, tive um primo que morreu de dengue hemorrágica, e é muito importante saber como prevenir”, disse.

Aedes aegypti

Orientações sobre a necessidade do reforço na prevenção e ampliação da conscientização para evitar a proliferação do Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas, como dengue, Zika e chikungunya foram ministradas pela Agente Comunitária de Saúde Madalena Pacheco. “Estamos mostrando as formas dos mosquitos e a importância de tirar 15 minutos por semana para fazer a prevenção. Explicando desde o ciclo de vida até como fazer a verificação”. O foco é educativo e visa informar e esclarecer os motoristas sobre como evitar o acúmulo de água parada nos veículos, eliminando assim todos os possíveis criadouros.

Quando identificado qualquer problema de saúde os motoristas recebem orientações adequadas, e nos casos mais graves podem ser conduzidos às unidades de saúde locais para tratamento imediato. Além dos exames realizados, também são promovidas orientações socioeducativas por meio de palestras sobre orientação jurídica, primeiros socorros, vacinação, doação de sangue e direção segura.

collections
Galeria de imagens