Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 18 de Março de 2016 | Horário: 12:35
Compartilhe:

Zona Sul não dá trégua ao Aedes aegypti

Ações alertam e conscientizam população para que não permita a reprodução do mosquito, responsável pela transmissão de três doenças

Escola Estadual Leonor Quadros recebe atividades da saúde

 

Por Tatiana Ferreira

Nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, a UBS Zumbi dos Palmares realiza mais um Dia D contra o Aedes aegypti. Os profissionais envolvidos na atividade - gerente, uma enfermeira, um auxiliar de enfermagem, APA e os 30 ACS - vão sair da UBS em direção à área de abrangência de uma das equipes para reforçar a importância de combater o mosquito que transmite a doença.


Em Parelheiros, a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) fará neste final de semana uma nebulização aplicada por equipamentos denominados UBV (Ultra Baixo Volume) nos bairros de Parque Maria Fernanda, Vargem Grande, Vila Roschel, Jardim Iporã, Jardim Alviverde e Jardim das Palmeiras.


Os profissionais da SUVIS Campo Limpo que integram o teatro “Os Zoonóticos” irão comparecer neste sábado (19) e domingo (20) ao Shopping Campo Limpo vestindo fantasias de mosquito da dengue e entregarão folhetos educativos para o público que frequenta o centro de compras.


Saúde e Educação unidas contra o Aedes

A UBS Integral Jardim Miriam II, localizada na região de Cidade Ademar, realizou no dia 15 de março uma atividade educativa para cerca de 220 crianças da Escola Estadual Leonor Quadros. A enfermeira da unidade, em conjunto com a gestora local do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), fez uma sensibilização com as crianças, explicando o que é o Aedes, as doenças que ele transmite, como funciona o 156 da Prefeitura e o que é o Cata-Bagulho, entre outros assuntos.


Além da faixa explicativa que foi aberta pelos próprios alunos nas salas de aulas, essas crianças ainda receberam um questionário para responder em casa, falando sobre como é a coleta de esgoto em casa, se há recipiente para armazenar água, etc. No próximo dia 30 a enfermeira da unidade voltará à escola para recolher o questionário e, com os dados apontados pelas próprias crianças, será possível desenvolver novas estratégias de trabalho no bairro. A iniciativa está vinculada ao trabalho realizado pelo Programa Saúde na Escola (PSE).


A SUVIS Santo Amaro/Cidade Ademar também tem ido até às escolas da região para falar com os alunos. Na semana passada foram visitadas a Escola Municipal Mario Schonberg e o Colégio Objetivo. Nesses encontros, os profissionais fazem palestras, conversas, brincadeiras e ainda contam com a ajuda de um teatro de fantoche para prender a atenção dos pequenos.

Capacitação

No M’Boi Mirim, o CEU Casablanca sediou no dia 9 de março uma capacitação com foco no Aedes aegypti para cerca de 300 funcionários de escolas das regiões do Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim São Luís e Jardim Ângela.
João Paulo Freitas, enfermeiro supervisor da OSS Cejam, falou sobre as doenças, tratamento, sintomas, notificação e prevenção. Já Débora Araújo, Gestora Ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), explicou o ciclo de vida do mosquito, prevenção, combate e controle do Aedes em edificações. Ambos tiveram meia hora de palestra e meia hora de debate cada. A ação foi articulada pela DRE (Diretoria Regional de Ensino).

collections
Galeria de imagens