Secretaria Municipal da Saúde
Dia da pessoa com Síndrome de Down
Por William Amorim
Nesta segunda-feira (21) é comemorado o Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down. O 21 de março foi escolhido porque o número “21” representa o cromossomo que possui a alteração genética que caracteriza a síndrome e o “3” indica a trissomia, ou seja, a pessoa com a síndrome possui três cromossomos, ao invés de dois.
A Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) possui serviços especializados para ajudar as pessoas que possuem essa e outras síndromes e dificuldades motoras: os Centros Especializados em Reabilitação (CER) e o Núcleo Integrado de Reabilitação - Núcleo Integrado de Saúde Auditiva (NIR-NISA).
A fisioterapeuta Vânia de Queiroz Pinto e a assistente social Regina Barba Pires de Campos, que trabalham no CER Santo Amaro, esclareceram algumas dúvidas sobre a Síndrome de Down e falam sobre os serviços oferecidos na unidade especializada.
Como uma pessoa é diagnosticada com Síndrome de Down?
Vânia: Primeiro ela passa por uma avaliação clínica. Há algumas características físicas que indicam, como o formato do rosto. Mas, para ter certeza, é só pelo cariótipo, pois é uma síndrome genética, ou seja, no par 21 dos cromossomos, a pessoa com Síndrome de Down apresenta um material genético extra.
As pessoas com Síndrome de Down possuem limitações?
Vânia: Sim, ela possui um déficit intelectual e físico. As crianças tem um atraso no desenvolvimento motor, então normalmente vão andar e falar mais tardiamente. Quando começam a andar possuem um pouco de dificuldade, causando um déficit de equilíbrio. A coluna cervical é mais retificada, algo que é perigoso, por exemplo, na hora de dar um mergulho. Por conta dessas características e outras, requerem um cuidado constante.
Quais são os serviços oferecidos neste serviço para pessoas com Síndrome de Down?
Vânia: Esses pacientes seguem o fluxo normal, isso quer dizer que eles chegam, passam pela triagem e, conforme o diagnóstico e as características que apresentar, o paciente será encaminhado para os especialistas. Normalmente, pessoas com Síndrome de Down precisam passar na fonoaudióloga, na fisioterapia e na terapia ocupacional. Fazemos uma estimulação em todas essas áreas.
Esses pacientes participam de grupos aqui na unidade?
Regina: Os grupos não são específicos para pessoas com Síndrome de Down. Eles participam com pacientes que possuem diversos diagnósticos, mas com a mesma limitação. Temos um grupo que estimula a linguagem e outro que ajuda nas Nas Atividades de Vida Diária, conhecido como AVD, as crianças são estimuladas a realizar várias tarefas e até a brincar.
Como o serviço ajuda os pacientes que possuem dificuldades de realizar suas tarefas sozinhos?
Regina: A Prefeitura de São Paulo tem um programa no qual um agente comunitário acompanha a pessoa com deficiência intelectual e, nesse, a Síndrome de Down se inclui. Na região de Santo Amaro e Cidade Ademar são três equipes, duas ficam no NIR e uma fica no Ambulatório do CER Pedreira. Cada equipe tem um enfermeiro, um terapeuta ocupacional, um psicólogo, um fonoaudiólogo e os acompanhantes que ajudam os pacientes nas atividades diárias. A frequência que o acompanhante passa com a pessoa varia. Dependendo do caso, o profissional pode acompanhar diariamente, e em outros só algumas vezes na semana. A ação dessa equipe é muito integrada com que desenvolvemos na unidade.
Qual a importância do Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down?
Vânia: É muito importante, porque sempre que tem uma data como essa chama à atenção da sociedade para rever o que está sendo feito e isso gera discussões e reforça o nosso trabalho.
Serviços especializados na CRS Sul:
CER III Santo Amaro
Endereço: Avenida Prof. Vicente Rao, 429 – Jardim Petrópolis.
CER III Pedreira
Endereço: Rua Córrego Azul, 433 – Balneário Mar Paulista.
CER Jardim Marcelo
Endereço: Rua Gastão Raul de Fourton Bousquet, 377 - Jardim Ipê.
CER IV M’ Boi Mirim
Endereço: Avenida Alexandrina Malisano de Lima, 601 – Jardim Herculano.
NIR Parelheiros
Endereço: Avenida Senador Teotônio Vilela, 8.895 – Jardim Casa Grande.
NIR Jardim Cliper
Endereço: Rua Dr Carlos Pezzolo, s/n – Parque Esmeralda.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk