Secretaria Municipal da Saúde
Operação Integrada reforça combate ao Aedes em Marsilac
Por Tatiana Ferreira
Nesta quinta-feira (24) Marsilac vai receber a Ação Integrada de Combate ao Aedes aegypti. O evento tem como objetivo sensibilizar as famílias do bairro para que continuem fazendo sua parte e combatendo o mosquito que transmite a dengue, o Zika vírus e a chikungunya.
A concentração terá início às 8h, em frente à Escola Estadual (EE) Regina Miranda Brant de Carvalho. A partir das 9h, os 30 profissionais da saúde envolvidos na ação, em conjunto com os 120 alunos da Escola Estadual, além de usuários do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) e Centro para Juventude (CJ), irão percorrer as ruas. Farão visitas casa a casa para localizar possíveis criadouros e orientarão as famílias quanto à forma de prevenção. Às 11h30, o grupo retornará à escola, pois às 12h haverá caminhada de encerramento reunindo todos os participantes da Operação.
Cata-Bagulho
Durante toda a atividade acontecerá, paralelamente, a Operação Cata-Bagulho nas ruas determinadas anteriormente, de acordo com o adensamento populacional. Nesse dia, a Cata-Bagulho percorrerá a Praça Maria Nazareth da Costa, rua Ana Rosa até a bifurcação, rua Paschoal Belmont até a rua s/nº atrás do campo, rua Henrique Silva, Estrado do Carvoeiro, rua Nabor Teixeira até nº 32, rua Manoel Martins de Araújo, estrada de Engenheiro Marsilac (passando em frente a rua Particular e a rua Santa Cruz) e a rua Filomena Belmont.
Preparativos para o Dia D
Ao longo da semana de 17 a 21 de março foram realizadas dez palestras, na Escola Estadual Regina Miranda Brant de Carvalho, para 500 alunos e 20 professores. Também foram promovidas três palestras na ONG A Mão Cooperadora para 101 crianças e adolescentes e oito orientadores. Já a oficina de repelente natural reuniu 17 pessoas no CRAS Marsilac.
“Percebemos que as crianças e adolescentes acreditavam que em Marsilac não há o mosquito Aedes aegypti. As atividades foram esclarecedoras e desmistificaram diversos mitos e conceitos que eles tinham. Durante as palestras eles estiveram atentos e interessados na temática, e, ao término das ações, era nítido o empoderamento e o comprometimento deles no combate ao mosquito”, afirmou Alan Sabino Santos Silva, Gestor Local de Projetos Socioambientais do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Associação Saúde da Família.
No dia 30 de abril o tema voltará a ser debatido na Escola Estadual Regina Miranda Brant de Carvalho, mas desta vez entrará em pauta durante a reunião de pais.
A iniciativa é uma parceria entre a Saúde, por meio da UBS Marsilac e SUVIS Parelheiros, com a Subprefeitura Parelheiros, CRAS Marsilac, Escola Estadual Regina Miranda Brant de Carvalho, Base Comunitária da PM em Marsilac, ONG A Mão Cooperadora, SOS Marsilac II, Selva SP Ecoaventura, SOMA, entre outros parceiros.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk