Secretaria Municipal da Saúde
Zona Leste ganha primeiro CAPS Infantojuvenil III
CAPS Infantojuvenil III conta com cerca de 50 profissionais, entre médicos, equipe multiprofissional e administrativo
Por Cecília Figueiredo
A Prefeitura inaugura, nesta quarta-feira (30), na zona Leste, a primeira unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil III. Para ampliar a oferta de atendimento, a Secretaria Municipal da Saúde reclassificou o CAPS Infantojuvenil II em CAPS Infantojuvenil III. A medida possibilitará atender diariamente crianças e adolescentes até os 18 anos de idade. Inclui ainda seis camas para acolhimento noturno, quando o caso em tratamento demandar acompanhamento mais próximo da equipe.
Por ser CAPS Infantojuvenil III, a unidade funcionará 24 horas e em novo endereço. O CAPS Infantojuvenil II funcionava na Rua Miguel de Oliveira. Já o CAPS Infantojuvenil III, ainda em São Miguel, passará a atender num prédio mais amplo, na Rua Arlindo Miragaia, 40.
O CAPS Infantojuvenil III é um serviço de saúde mental de porta aberta, destinado a crianças e adolescentes com até 18 anos, usuários de substâncias psicoativas, com sofrimentos mentais graves, psicoses, autismo e alterações de comportamento importantes.
Em razão de o equipamento possuir hospitalidade noturna, a equipe do novo CAPS foi ampliada. Conta com cerca de 50 profissionais, entre médicos e equipe multiprofissional e administrativo. A equipe multiprofissional é composta por três médicos psiquiatras, um neurologista, quatro psicólogos, sete enfermeiros, doze técnicos de enfermagem, duas terapeutas ocupacionais, uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga, duas assistentes sociais, duas farmacêuticas, um técnico de farmácia, um educador físico, um auxiliar administrativo e uma gerente.
Espaço acolhedor
A ambiência do CAPS Infantojuvenil III está ligado ao conceito da desospitalização. É um espaço acolhedor, arejado, acessível e lúdico. Logo na entrada, entre árvores que foram mantidas entre grandes canteiros, há uma espécie de coreto multicolorido. Nele será implantado um espaço sonoro, para estimular as crianças e adolescentes com musicoterapia. Há ainda um espaço de espera lúdico, com brinquedos e jogos interativos, quadra coberta e espaço para horta comunitária.
No primeiro piso, as pessoas poderão usufruir de um espaço de convivência arejado, com três quartos confortáveis e decorados. No segundo, que tem acesso por rampa, ficam as salas de atendimento individuais. O equipamento conta ainda com recepção, cozinha, refeitório, nove banheiros, espaço administrativo e de farmácia. O serviço é um equipamento do SUS da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Prefeitura de São Paulo, em parceria com Organização Social de Saúde Casa de Isabel. Foi implantado a um custo de R$ 240 mil, com custeio mensal de R$ 394,60 mil.
Serviço aberto e comunitário
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil III é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos. O cuidado é desenvolvido por intermédio de Projeto Terapêutico Singular, envolvendo em sua construção a equipe, o usuário e sua família. O CAPS Infantojuvenil III, com acolhimento noturno, incrementa a possibilidade de intervir de forma contínua e em constante articulação com a rede territorial de proteção à infância e à adolescência em momentos onde a exposição a situações de vulnerabilidade, crise psíquica ou impasses no desenvolvimento demandem recursos de apoio, cuidado e proteção em tempo integral, alinhados sempre com a garantia de direitos.
Os atendimentos são: acolhimento inicial, acolhimento diurno com retaguarda noturna, atendimento individual, oficinas, atenção às situações de crise, atendimento em grupo, práticas corporais, práticas expressivas e comunicativas, atendimento para a família e ações de reabilitação psicossocial, promoção de contratualidade, fortalecimento do protagonismo de usuários e familiares, ações de articulação de redes intra e intersetoriais, matriciamento de equipes dos pontos de atenção da atenção básica, urgência e emergência e dos serviços hospitalares de referência e todas as ações de redução de danos.
Rede de Atenção Psicossocial na Leste
Existem no território da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) 27 equipamentos de saúde mental, com equipes multiprofissionais. Sete unidades de CAPS Adulto (um em cada Subprefeitura), cinco unidades de CAPS Infantil, um CAPS Infantojuvenil III, seis unidades de CAPS Álcool e Drogas (AD), quatro Centros de Convivência (CECCO), três residências terapêuticas (RT) e uma Unidade de Acolhimento (UA AD).
SERVIÇO
CAPS Infantojuvenil III
Rua Arlindo Miragaia, 40, Vila Jacuí (São Miguel Paulista).
Funcionamento - 24 horas.
Atendimento – segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk