Secretaria Municipal da Saúde
Regiões Centro, Norte e Sul iniciam ‘Viradinhas da Saúde’
Por Beatriz Prado
Fotos: Edson Hatakeyama
“Ela só quer, só pensa em namorar...” A segunda edição da “Viradinha da Saúde” teve início, nesta quarta-feira (6), ao som do forró do músico Jairo Carlos de Oliveira, no Parque Santo Dias, em Capão Redondo. De 3 a 10 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde realizará a segunda “Virada da Saúde”, como incentivo à saúde por meio da prática de atividade física, medicina tradicional chinesa, informação sobre alimentação saudável, prevenção à gripe e combate à dengue, apresentações de dança, teatro e música. Todas as Coordenadorias Regionais de Saúde terão programação específica até sexta-feira (8).
As regiões Centro, Norte e Sul deram o pontapé inicial aos eventos regionais. Houve ações na Praça do Patriarca (Centro), no Centro Esportivo Clube Escola (Pirituba) e no Parque Santo Dias (Capão Redondo). “Os profissionais da saúde estão nas ruas, parques e praças orientando a população sobre a importância da atividade física, sustentabilidade e alimentação adequada, pois é no dia a dia que a gente vai garantir uma saúde melhor, e é através da prevenção”, afirmou o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha.
Na região Norte, a “Viradinha” teve zumba, adaptação de capoeira para idosos, pintura facial e apresentação do coral dos Agentes de Promoção Ambiental. A Coordenadoria Regional de Saúde Sul levou ao Parque Santo Dias atividades dispersas pela trilha de caminhada. Foram realizadas atividades como orientação para a preparação de adubo orgânico, repelentes naturais, cultivo de temperos e ervas em casa, exposição de artesanato produzido por grupos da terceira idade, dança e muita música. Na Praça do Patriarca (Centro) a alegria ficou por conta dos palhaços Tatati e Tatatá, que conversaram com transeuntes e deram dicas de combate à dengue e prevenção contra a gripe.
‘Vim para a aula de Tai Chi Chuan’
A recifense Antônia Lopes da Silva, de 77 anos, frequenta grupos de Tai Chi Chuan nas UBS da região Sul e se animou ao som do forró no Parque Santo Dias. “É muito gostoso e bom para o divertimento. Dancei muito na minha terra, mas hoje prefiro assistir o povo dançar. Tenho osteoporose e vim para a aula de Tai Chi Chuan, que alivia as dores nos ossos. E vir ao parque é sempre mais divertido”, disse Antônia.
Carla Victor, de 55 anos, passeava pelo Centro da cidade e decidiu participar do grupo que iniciava a atividade de Lian Gong. “Pratico Lian Gong desde os anos 90. É um exercício que trabalha a respiração, alongamento, flexibilidade e domínio do corpo. Sair de casa e ver um grupo praticando técnica de medicina chinesa é muito melhor do que ficar em casa deitada ou assistindo televisão no sofá. A partir do momento que a gente faz a prevenção, não vamos dar espaço para o aparecimento de doenças”, afirmou Carla.
Acompanhe a programação das “Viradinhas da Saúde” Sudeste, Oeste e Leste na página do evento no Facebook e não perca o encerramento da segunda edição da “Virada da Saúde de São Paulo”, no Próximo domingo (10), no Parque do Ibirapuera.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk