Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 8 de Abril de 2016 | Horário: 14:17
Compartilhe:

Programa musical anima pacientes no HSPM

Trio Musical trouxe alegria e beleza ao tocar não só instrumentos, mas também a alma das pessoas

Músicos apresentaram um repertório que atendeu os pedidos do público

 

No último dia 23, o Trio Musical que integra o programa “Música nos Hospitais”, da Associação Paulista de Medicina (APM), visitou o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). A apresentação durou mais de uma hora e animou funcionários, pacientes e acompanhantes no 9° andar.

O fascínio que a música conquista quando chega a um lugar é patente. No HSPM não foi diferente. Em meio a melodias que contagiaram a todos, desde pacientes, a acompanhantes e médicos, todos aprovaram a ideia.

Os três músicos instrumentistas – Billy Magno, no saxofone; Iuri Salvanini, no acordeon e Guy Sasso, no contrabaixo - apresentaram um repertório que atendeu os pedidos do público. Pela vontade de Iuri, o programa se tornará habitual no HSPM. “Com certeza. Podemos ver pela receptividade. As pessoas gostam, e realmente a musica traz um conforto para o ambiente hospitalar, uma alegria muito grande, uma descontração, quebra a rotina”, afirmou.

Mais que saudável, cuidar do espírito é fundamental para a recuperação dos pacientes. O médico psiquiatra Pedro Sinkevicius Neto atesta tais benefícios. “Eu acho essa iniciativa muito interessante. O paciente vem para o hospital tenso, com expectativas em relação a sua consulta, diagnóstico, exames e procedimentos. Então, se ele chega e tem um ambiente agradável, uma música, é uma forma de receber com mais carinho, deixar o paciente mais à vontade”, disse Neto.

‘A doença sai e entra a alegria’

Coincidência ou não, o médico disse que foi o que aconteceu com Maria de Lourdes, de 68 anos, enfermeira aposentada. Ela mesma conta: “Foi bom, eu cheguei aqui deprimida, porque hoje eu vim fazer acupuntura. A música me faz bem, estou tão alegre agora”. O mesmo ocorreu com outro paciente, o também aposentado Antônio Manuel, de 68 anos, que irá passar por uma cirurgia: “É muito bom, eu sou apaixonado por música.”

Outras pessoas internadas já algum tempo também foram privilegiadas com a visita do trio. Foi o caso do aposentado Luiz Afonso de Andrade, de 69 anos, no HSPM há um mês: “Tudo isso é bom para a alma de quem está doente, a doença sai, e entra a alegria. Esse é o verdadeiro remédio do paciente para mudar a rotina, o ambiente. Porque aqui nós estamos lutando pela vida”. O escritor e poeta Marciano Vásquez, de 63 anos, que acabou de passar por uma cirurgia, concorda com Andrade: “É um presente para a alma, porque a música eleva o espírito”. A estudante Caroline Alves André, de 16 anos, em visita ao pai, que está internado há duas semanas, também aprovou o programa. “Os pacientes ficam mais animados, os acompanhantes ficam mais animados, anima todo mundo”, afirmou.

 

collections
Galeria de imagens