Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 18 de Abril de 2016 | Horário: 15:48
Compartilhe:

Viradinha da Saúde do HSPM integra entretenimento e informação

Evento reuniu oficina de artesanato, Tai Chi Chuan, aplicação de Johrei e esclareceu dúvidas sobre fonoaudiologia e nutrição, entre outras atividades

 

 

Por Simone Alves Cordeiro


No último dia 6 o HSPM (Hospital do Servidor Público Municipal) realizou a “Viradinha da Saúde” no saguão principal (térreo) do hospital. As atividades começaram às 9h, com a participação das voluntárias do CAV (Central de Ação Voluntária). Houve oficina de artesanato, aula de Tai Chi Chuan, aplicação de Johrei, esclarecimentos sobre fonoaudiologia e nutrição entre outras atividades.

Na oficina de artesanato houve aula de confecção de flores e borboletas de origami. As voluntárias da sala de meditação do HSPM aplicaram o método de canalização de energia vital, o Johrei. A voluntária Varaci Fábia, de 49 anos, falou sobre os benefícios desse método para a saúde. “É uma oração em ação, então, é um método que traz a felicidade e também cura o espírito”, disse Varaci.

‘Fui muito bem atendida’

O Espaço da Fonoaudiologia auxiliou pacientes, esclarecendo dúvidas e direcionando medidas para cada caso. Foi a situação da policial da guarda civil Laura Aparecida Honorato, que conseguiu obter informações para solucionar um problema na fala de seu filho. “Eu tenho um filho pequeno com problemas de fala e tinha dúvidas. Fui muito bem atendida e encaminhada para fazer avaliação na especialidade. Vou até o guichê para agendar uma data para passar por uma avaliação mais completa”, disse Laura.

O nutricionista da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do HSPM, Carlos Eduardo Teixeira Fernandez, realizou palestra para esclarecer dúvidas de pacientes sobre hábitos alimentares. Às 10h houve dança circular coordenada por voluntárias do hospital. Os movimentos dessa dança levam ao relaxamento mental ao promover integração física e mental. O professor da rede pública municipal Edvaldo Santana dos Santos, que faz parte do grupo, falou a respeito dos benefícios da dança circular: “Meu problema é psicológico. Eu tomo remédios controlados que diminuíram bastante ao longo desse tempo. Se antes eu tomava 20 gotas de um remédio, hoje eu tomo apenas cinco”.

A viradinha também contou com a participação das voluntárias do Tai Chi Chuan, cujas aulas atraíram várias pessoas. O Tai Chi Chuan auxilia a saúde mental e física, promovendo o desenvolvimento da concentração, equilíbrio emocional, fortalecimento das habilidades físicas e discernimento para as corretas relações humanas.

collections
Galeria de imagens