Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 18 de Abril de 2016 | Horário: 17:46
Compartilhe:

CAPS Infanto-juvenil se reúnem em primeiro encontro municipal

Atividade acontece nos dias 19 e 20 de abril, no Anhembi, e contará com rodas de conversa, exposições e atividades culturais

Por William Amorim


Nesta terça (19) e quarta-feira (20), das 8h às 19h, no auditório Elis Regina, no Anhembi, acontecerá o 1º Encontro Municipal de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infanto-juvenil. A elaboração do evento contou com a participação de todos os CAPS do município de São Paulo e é um preparatório para o encontro nacional, que acontecerá em junho. A programação conta com exposições de trabalhos desenvolvidos nas unidades, rodas de conversa e atividades culturais.

A previsão é que cerca de 800 pessoas participem do encontro, incluindo trabalhadores e usuários dos CAPS Infanto-juvenil e de outros equipamentos de saúde, além de parceiros e secretarias que, junto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), compõe as Redes de Proteção à Infância e Adolescência.

Durante os quatro meses de preparo, os envolvidos planejaram um encontro que abordasse assuntos fundamentais da rotina de trabalho, destacando o que dificulta o desenvolvimento e inclusão desses usuários. “O evento foi uma construção coletiva, e foi pensado para ser um espaço onde usuários, familiares e profissionais podem compartilhar experiências, refletir sobre diversos assuntos e valorizar o protagonismo dos jovens”, explicou Maria Irene Gerassi, interlocutora de Saúde Mental, Álcool e Drogas da Coordenadoria Regional de Saúde Sul.

Rodas de conversa

Os CAPS Infantil (CAPSi) da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), irão comandar várias rodas de conversa que acontecerão no evento. O CAPSi 2 Capela do Socorro conduzirá conversas com os temas “CAPS na rua” e “Criminalização da Infância e Juventude”.

O CAPSi Campo Limpo vai abordar o “Foco na família”. Já o CAPSi Parelheiros vai falar sobre medicamentos com o tema “Medicar o quê?” e de inclusão com o assunto “Todo lugar é lugar de autista”. O CAPSi 2 M’Boi Mirim abordará o tema “Vamos falar de vulnerabilidade do trabalhador?”. O tema do CAPSi 2 Cidade Ademar ainda será confirmado.

Além de comandar as rodas de conversa, as unidades irão expor os trabalhos realizados nas oficinas dos CAPSi. Durante todo o evento, o grupo que participa de uma oficina de rádio que é realizada pelo CAPSi 2 Parelheiros será responsável pela música ambiente.

 

collections
Galeria de imagens