Secretaria Municipal da Saúde
HSPM une cinema e qualidade de vida
Por Simone Alves Cordeiro
O grupo de Oficina de Escrita e Imagem, integrante da seção Técnica de Psiquiatria e Psicologia do Adulto, está realizando a exibições de filmes no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). No último dia 7 foi apresentado, no anfiteatro do hospital, o filme “Que horas ela volta?”, protagonizado pela atriz Regina Casé e premiado nos festivais de Berlim e Sundance, nos Estados Unidos, em 2015.
O objetivo do projeto é trazer temas que agreguem algum aprendizado na vida das pessoas. A obra apresentada quebrou vários tabus ao tratar de relações familiares. A história abordou problemas como os que envolvem filhos que são criados pela empregada, que por sua vez deixa de estar presente na vida dos próprios filhos pela necessidade de morar na casa dos patrões.
Qualidade de vida
“Que horas ela volta?” foi escolhido pela psicóloga Thaís Rodrigues da Silva, integrante da seção técnica de psiquiatria e psicologia do grupo de Oficina de Escrita e Imagem do HSPM. Segundo ela, trata-se de “um trabalho a mais de sensibilização, contribuição da saúde mental e da saúde como um todo aos usuários dos serviços do HSPM”. “A proposta é trazer uma melhor qualidade de vida às pessoas”, afirmou.
Ao final da seção foi realizado um debate com a psicóloga especialista em Casal e Família e pós-graduada pela USP Carmem Silva de Oliveira. “Essa mãe e essa filha [personagens do filme] se amavam, embora separadas por uma distância de tantos anos. Quando elas puderam falar de suas mágoas, de suas limitações, romperam com o limite e conseguiram se tornar mãe e filha de verdade, esperando o neto como também parte dessa família”, disse Carmem. Para a agente de apoio da área de educação Leonice Nogueira, o filme “dá uma abertura pra você acordar, despertar da realidade e não repetir o mesmo erro”, disse.
O projeto visa ainda levantar debates como forma de apoio à área psicológica da vida das pessoas. Para tanto, haverá sempre a presença de um especialista da área para conversar sobre os assuntos mais relevantes abordados pelos filmes exibidos.