Secretaria Municipal da Saúde
Fonoaudióloga dá dicas sobre cuidados com a voz
Por Felipe Aires
Nossa voz é uma ferramenta poderosa de comunicação. Por meio dela é possível identificar sexo, idade, personalidade e até mesmo o estado emocional de um indivíduo. Por outro lado, a falta de cuidados com a voz pode acarretar sérios problemas de saúde. Para abordar o tema, Alcioni Godinho de Andrade, fonoaudióloga do NIR Parelheiros, dá algumas dicas sobre os cuidados com a voz.
Entre os primeiros sinais de que a pessoas pode estar enfrentando problemas com a voz estão a rouquidão, falhas ou perda da voz, cansaço ao falar, presença de “ar” na voz, fraqueza da voz ao final do dia, dor/ardência/incômodo na faringe ao falar.
Segundo especialistas, de 5 a 8% da população tem alguma dificuldade vocal que pode prejudicar na comunicação. Alcioni lembra que alguns fatores potencializam estes riscos. “Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe, sendo maior com o uso de bebidas alcoólicas. O câncer pode levar à remoção parcial ou total da laringe causando grande impacto na comunicação”, afirma.
A fonoaudióloga afirma que alguns trabalhadores sofrem com dificuldades vocais com mais frequência. É o caso dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho: professores, atores, cantores, operadores de telemarketing e vendedores, entre outros. A dica é procurar um médico e um fonoaudiólogo se algum dos sintomas acima persistir por mais de 15 dias.
Cuidando da saúde vocal
Alcioni explica que o médico otorrinolaringologista faz o diagnóstico da presença, ou não, de doenças da laringe por meio de avaliação clínica e exames específicos e prescreve medicamentos e cirurgias, se necessário.
Já o fonoaudiólogo é o profissional que avalia a voz e seus aspectos funcionais, seu impacto na comunicação, além de realizar o tratamento por reabilitação e treinamento vocal, quando preciso.
“Alguns cuidados são importantes para a saúde vocal: falar sem esforço, articulando bem as palavras; manter uma boa postura corporal ao falar ou cantar; beber pequenos goles de água durante o tempo que estiver falando; dormir bem; evitar pigarrear, gritar, conversar em ambientes ruidosos; ter uma alimentação saudável; evitar ingerir alimentos que fermentam antes de utilizar a voz (leite e derivados, bebidas gasosas, alcoólicas e chocolate)”, finalizou Alcioni.
Origem da data
O Dia Mundial da Voz é comemorado em 16 de abril. A data surgiu no Brasil em 1999, mas só ganhou contexto mundial a partir de 2003, quando passou a ser celebrada nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk