Secretaria Municipal da Saúde
Autarquia Hospitalar Municipal sedia seminário sobre linha de cuidado a vítimas de violência
Por Cristiane Cibele
A AHM (Autarquia Hospitalar Municipal) realizou, no último dia 13, o Seminário Sobre Linha de Cuidado da Atenção à Saúde à Pessoa em Situação de Violência. O evento, realizado na sede da AHM, contou com a presença de gestores de hospitais, Pronto-Socorros, UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e AMAs, entre outros profissionais envolvidos. Participaram cerca de 50 pessoas.
Entre as ações preconizadas pela linha de cuidado estão a identificação da situação de violência, formas de notificação, início de práticas terapêuticas e prescrição da pílula do dia seguinte, entre outras. A Portaria 1300/2015 institucionaliza os Núcleos de Prevenção de Violência em todos os estabelecimentos de Saúde. A linha de cuidado estabelece diretrizes gerais para o melhor acolhimento, atendimento, notificação e acompanhamento para vítimas de violência.
Integraram a mesa de trabalho o Superintendente da AHM Arthur Pereira, a diretora do Degas (Departamento de Gestão da Assistência) da autarquia Clara Sette Whitaker, a Coordenadora da Atenção Básica da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) Rejane Calixto Gonçalves e a Coordenadora da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde) Wilma Morimoto.
Pereira ressaltou o valor do trabalho de todos os envolvidos “no processo e a importância da política desenvolvida para traçar as diretrizes”. Foram apresentadas ainda informações sobre a questão da violência, formas de identificá-la, como também os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde.