Secretaria Municipal da Saúde
São Mateus garante atendimento em Saúde Bucal a cerca de 500 pessoas da UBS Recanto Verde e Sol
Por Cecília Figueiredo
Foto: UBS Recanto Verde e Sol
A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Recanto Verde e Sol, em São Mateus, realizou na semana passada (13) uma grande triagem de Saúde Bucal para uma avaliação epidemiológica do território e encaminhamentos necessários. Mais de 700 usuários foram cadastrados. Em dez horas de atendimento foram avaliadas 483 pessoas, que receberam encaminhamentos, orientações, um kit com creme, fio e escova dental. A ação também resultou na diminuição da fila de espera.
A iniciativa partiu da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus frente à necessidade da área de abrangência da UBS Recanto Verde e Sol, que não conta com equipe de Saúde Bucal. Para tanto, uma lista de espera foi convocada para participar de grupos educativos em saúde bucal e classificação de critério de risco, considerando os grupos prioritários. Os pacientes classificados em alto risco (D, E e F) foram agendados em unidades da região onde o atendimento de saúde bucal é oferecido.
Menos fila
A medida também está ajudando a reduzir a fila de espera. Dos 700 convocados em 13 de abril, a equipe de 15 profissionais avaliou 483 pessoas que estavam na fila. Nada menos que 400 deles foram agendados para tratamento nas unidades da AMA/UBS Integrada Jardim das Laranjeiras, UBS Jardim Roseli e UBS Jardim Boa Esperança, 50 pacientes dentro do protocolo para especialidade foram encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e os outros 33 pacientes foram avaliados como baixo risco.
“Foi uma ação bastante exitosa para agilizar a espera por tratamento odontológico e nos mostrar a situação da saúde bucal na comunidade atendida pela UBS Recanto Verde e Sol. Era visível a satisfação dos pacientes que aguardavam para o atendimento. A STS de São Mateus está de parabéns pela iniciativa”, disse Regina Saldanha, interlocutora da Saúde Bucal da Coordenadoria Regional de Saúde Leste. Em 11 de maio a ação terá continuidade com a capacitação de 35 agentes comunitários de saúde pelas equipes especializadas de São Mateus.