Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 20 de Abril de 2016 | Horário: 14:09
Compartilhe:

Grupo de obesidade do HSPM busca mudança de hábitos alimentares

Hospital mantém equipe multidisciplinar com 12 profissionais

 

Por Simone Alves Cordeiro


No último dia 29 aconteceu a primeira reunião de 2016 do grupo de Obesidade do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), dirigido pelo nutrólogo Vicente José Salles de Abreu. As reuniões acontecem todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, no anfiteatro do HSPM.

O grupo, que já existe desde 2013, mantém uma equipe multidisciplinar com 12 profissionais, entre eles nutrólogos, endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiras, fonoaudiólogos, assistente social, fisioterapeuta e uma psicóloga.

A importância do grupo consiste em dar auxílio à mudança de hábito alimentar na vida adulta. Trata-se de uma medida importante, já que mais de 50% da população brasileira está com sobrepeso e, devido ao panorama de consumo nos últimos anos, juntamente com o sedentarismo, as estatísticas mostram que esse número só tem aumentado.

Mudança de hábitos

Segundo Abreu, além da obesidade ser uma doença crônica, acarreta várias outras enfermidades, como hipertensão, diabetes, propensão ao câncer, doenças musculares, colesterol alto e doenças cardiovasculares. “Se eu pudesse definir o que eu quero como médico nutrólogo, é melhorar a qualidade de vida do paciente. E a gente sabe que ela não ocorre através de medicamentos. Tem que mudar hábitos alimentares e estimular a atividade física”, disse o nutrólogo.

A agente escolar Lucinéia Aparecida Pereira, de 38 anos, fala sobre os motivos que a levaram a integrar o grupo: “Eu só estou engordando e perdendo muita roupa. Todo o mês você põe a roupa, aperta, aí tem que trocar porque diminuir, não consigo. Então, alguma coisa eu tenho que fazer”.

Há também os casos onde ocorre aumento gradativo de peso após a paciente conseguir uma redução significativa. É o caso de Glenice Conceição de Souza, que aos 40 anos conseguiu perder 35 quilos e agora, aos 57, entrou para o grupo por motivo de saúde. “Eu entrei para emagrecer, porque estou com problema de coluna, artrose e com dificuldade de emagrecer”, afirmou.

Mastigação

Os demais profissionais do grupo prestam orientações de acordo com a sua especialidade. A fonoaudióloga Ana Amélia Souza fala sobre seus planos: “A expectativa é transmitir conhecimento sobre a importância da mastigação para o processo de perda de peso”.

Já a psicóloga Mônica Kaoru Koganemaru trabalha com os aspectos emocionais. “A expectativa é de que o paciente possa perceber os aspectos emocionais que podem envolver o ganho de peso, porque algumas coisas ele acaba descontando na comida, como a ansiedade e depressões”, afirmou.

O Fisioterapeuta Frederico Scuta Garcia desperta nos participantes do grupo uma relação melhor com a atividade física. “Eu tento trazer principalmente a questão de atividade física no dia a dia, em coisas pequenas, como subir um lance de escada ao invés de usar o elevador, ou pegar ônibus um ponto mais pra frente”, afirmou. Ao final das reuniões é realizado um atendimento com os profissionais e atividades físicas com o fisioterapeuta.

Serviço
Local: Hospital do Servidor Público Municipal
Rua Castro Alves, 60 – Aclimação, São Paulo, SP
Inscrição: Serviço Social 2°andar *somente Servidor Público Municipal ou dependente

 

collections
Galeria de imagens