Secretaria Municipal da Saúde
Ilha do Bororé tem mais de 200 animais castrados
Por William Amorim
Nos dias 9 e 10 de abril a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) de Capela do Socorro, em parceria com a ONG Club da Cidadania, realizou um mutirão de castração em cães e gatos dentro da E.E. Adrião Bernardes, na Ilha do Bororé. No total foram castrados 224 cães e gatos.
No primeiro dia, 14 cães machos e 57 fêmeas foram castrados. Entre os felinos foram castrados 11 machos e 30 fêmeas. No segundo dia, 10 cães machos e 46 fêmeas passaram pelo procedimento. Entre gatos, foram castrados 10 machos e 46 fêmeas. Todos os animais também foram vacinados e microchipados.
A UBS Alcina Pimentel, que abrange todo o território da Ilha do Bororé, fez a divulgação do mutirão. A castração foi feita mediante inscrição prévia.
Posse responsável
O mutirão de castração é gratuito. Ajuda principalmente a população de baixa renda a ter a possibilidade de castrar seu animal de estimação. Essa ação é importante, pois evita que esses animais cruzem e seus filhotes sejam abandonados.
‘Ilha do abandono’
Especialmente na região do Bororé, o mutirão exerce um papel fundamental. Como a Ilha localiza-se em local distante, trata-se da única possibilidade de a população castrar seus animais. Um agravante relaciona-se ao fato de o número de animais sem dono e abandonado na região ser alto, dando origem a um fenômeno caracterizado como “Ilha do abandono”. Nesse caso, muitas pessoas utilizam a balsa para deixar filhotes de cães e gatos na ilha, de onde eles não conseguem voltar para o Grajaú. O abandono e maus tratos aos animais é crime.
“Se os animais são abandonados em vias públicas, podem trazer problemas como atropelamento, acidentes com mordeduras e arranhaduras. Além desses animais servirem de reservatórios para algumas zoonoses, como raiva e leishmaniose (doença transmitida por insetos) e abrigarem vetores como carrapatos e pulgas”, explica Patricia Placoná Diniz, gerente da Vigilância Ambiental da SUVIS Capela do Socorro.
Outros locais
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP) informa que para a castração gratuita pelo Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, o proprietário do animal deverá se dirigir à Rua Santa Eulália nº 86 - Santana, de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 18h, e retirar o Termo de Encaminhamento para cirurgia em clínica veterinária contratada.
Há outros postos de cadastramento funcionando para retirada do termo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h:
• SUVIS Parelheiros (Rua Cristina Schunck Klein nº 23 – a partir das 10h);
• SUVIS São Mateus (Av. Ragueb Choffi nº 1400);
• SUVIS Freguesia do Ó (Rua Chico de Paula nº 238);
• SUVIS Ermelino Matarazzo (Av. São Miguel nº 5977);
• SUVIS Santo Amaro/Cidade Ademar (Rua Maria Cuofono Salzano nº 185);
• SUVIS Guaianases (Rua Prof. Francisco Pinheiro nº 179 – a partir das 8h);
• SUVIS Mooca (Rua dos Trilhos nº 869);
• SUVIS Cidade Tiradentes (Rua do Iguatemi nº 2751);
• SUVIS Butantã (Av. Caxingui nº 658/656);
• SUVIS São Miguel (Rua José Pereira Cardoso nº 193).
O Termo é emitido mediante a apresentação de RG, CPF, comprovante de endereço atualizado do proprietário e do comprovante de vacinação contra raiva do animal, quando houver.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk