Secretaria Municipal da Saúde
A importância da prevenção e combate à hipertensão arterial
Por Patricia Torres
Nesta terça-feira (26) foi celebrado o Dia de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. A data é importante alertar a sociedade sobre os riscos que a doença pode acarretar. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a hipertensão atinge cerca de 25% da população brasileira.
Pensando nisso, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região Sul escolheram abordar o tema dentro do “Desafio Mais Saúde na Cidade”, que reúne projetos para garantir o avanço e a consolidação da Atenção Básica da cidade.
Em Campo Limpo, a UBS Paraisópolis II, por iniciativa da farmacêutica da unidade Aline Bertoni Lima da Silva, decidiu fazer uma busca ativa dos pacientes que já se tratam na unidade, captando-os com as visitas domiciliares dos próprios médicos e enfermeiros. O objetivo é detectar o maior número de hipertensos.
Aline afirma ser importante a detecção desses possíveis pacientes para dar início rápido ao tratamento: “Fazemos reuniões para discutir os casos, captar, tratar e acompanhar o paciente”.
Já a UBS Parque do Lago, na região de M’ Boi Mirim, também vem desenvolvendo ações neste sentido. Os profissionais fizeram um levantamento da quantidade de hipertensos cadastrados na região de abrangência da unidade e, com isso, elaboraram grupos de Hiperdia com pacientes classificados de risco para doenças cardiovasculares.
A hipertensão, juntamente com a diabetes, contribui para que as doenças cardiovasculares sejam uma das que mais matam. Além disto, existem pacientes que não sabem que são hipertensos, ou que abandonam o tratamento ou são hipertensos mal controlados. Esses três quesitos geram grande mortalidade e levam o paciente a enfartar ou ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Sintomas e diagnóstico
Existem dois tipos de hipertensão: primária e secundária. A primeira está associada à hereditariedade; a segunda, por motivos específicos como obesidade, gravidez, uso de drogas, álcool e sal em excesso. A prevenção é o melhor remédio para não sofrer do mal. Estresse, diabetes e sono inadequado são as formas mais “mascaradas” da doença.
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
O diagnóstico é muito simples: medindo a pressão. Aparelhos manuais, que muitos têm em casa, detectam esta pressão alta.
Tratamento
O médico é quem determina o melhor método de cura para cada paciente. Muito melhor do que os medicamentos são os hábitos saudáveis, tais como: não consumir álcool em excesso, perder peso e realizar atividades físicas regularmente são regras para fugir da pressão alta, nome popular da hipertensão.
Todo o tratamento é oferecido na rede pública de saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk