Secretaria Municipal da Saúde
Áreas técnicas da região Sul debatem construção do Plano Municipal de Educação Permanente
Por Felipe Aires e Tatiana Ferreira
Até o próximo dia 5 de maio os interlocutores das áreas técnicas da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) irão discutir e avaliar o papel deles na construção do Plano Municipal de Educação Permanente (PLAMEP), que está sendo executado pelas cinco Supervisões Técnicas de Saúde (STS) do território.
O evento encerra um ciclo de três encontros com as áreas técnicas e dá seguimento ao trabalho de consolidação e aprimoramento do PLAMEP na região sul, que foi tema de trabalho apresentado pela região durante a Mostra de Experiências Exitosas do XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS).
O evento do dia 5 ocorrerá das 9h às 12h. Nele, haverá a discussão final envolvendo as seguintes áreas: Reabilitação, MTHPIS, Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), Ouvidoria, Gestão Participativa e Saúde Mental. Todos os encontros estão acontecendo no auditório da própria Coordenadoria.
Maria Laura Deorsola, assessora técnica da CRS Sul, afirma que a ideia deste formato surgiu em uma reunião realizada no dia 4 de abril. “Neste dia, discutimos o papel das áreas técnicas na construção do PLAMEP das Supervisões Técnicas de Saúde. Ficou proposta a divisão das áreas em blocos de apresentação com o objetivo de juntos, STS e CRS Sul, reavaliarem o que foi apresentado no planejamento de cada área”, explica Laura.
Encontros temáticos
O debate realizado no dia 20 de abril abordou as áreas de Atenção Básica, Saúde da Criança, Saúde da Mulher e Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS). No dia 26 foi a vez das áreas de Saúde do Adulto, Saúde do Idoso/EMAD, Saúde Bucal, Violência, Gestão e CEINFO apresentarem suas contribuições.
Plano Municipal de Educação Permanente
Com o intuito de qualificar a experiência de construção coletiva do PLAMEP, a região Sul vem realizando reuniões periódicas com a presença de representantes das cinco Supervisões Técnicas de Saúde da Zona Sul (Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Campo Limpo, Santo Amaro/Cidade Ademar e Parelheiros). Também participam Interlocutores de Desenvolvimento e gabinete da CRS Sul e equipe da Escola Municipal de Saúde Regional Sul, contando ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e dos parceiros e Organizações Sociais da região nesta tarefa.
O objetivo principal do plano é planejar e organizar o calendário dos diferentes tipos de capacitações - indicadas por SMS, Ministério de Saúde e outras áreas -, oferecidas aos trabalhadores que atuam nas unidades municipais de saúde, de forma que seja possível compatibilizar as necessidades do território, sem causar prejuízo à assistência ofertada à população.
Através da análise do documento em andamento já foi possível obter resultados positivos como a racionalização da distribuição de vagas por categoria profissional e a otimização dos cursos em parceria.