Secretaria Municipal da Saúde
Saúde assina convênio com OSEC e amplia oferta de consultas especializadas, exames e cirurgias para região Sul
Por Beatriz Prado
Foto: Edson Hatakeyama
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) firmou convênio com a Organização de Saúde com Excelência e Cidadania (OSEC), para implantação do 15º Hospital Dia da Rede Hora Certa, nas instalações do Hospital Escola Wladimir Arruda (HEWA), localizado em Capela do Socorro (zona Sul). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27), durante visita do secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha e da coordenadora regional de saúde Sul Tânia Zogbi Sahyoun às instalações da unidade hospitalar, sob gestão da Organização Obras Sociais e Educacionais de Luz (OSEL) e da Universidade de Santo Amaro (Unisa).
No local a Prefeitura implantará a 15ª unidade fixa do Hospital Dia da Rede Hora Certa, com a ampliação da oferta de consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas. A unidade beneficiará, em Capela do Socorro, uma população estimada de 611 mil habitantes. “A Prefeitura, por meio de um acordo com seus parceiros, vai implantar um novo Hospital Dia da Rede Hora Certa. Vai garantir mais cirurgias, mais consultas com especialistas e mais exames médicos com um menor tempo de espera. A região Sul passa a ter um novo hospital. A Unisa continua com a prestação dos serviços para a comunidade, e os esforços serão somados”, explicou Padilha.
Com a assinatura do convênio, a SMS recebe a cessão gratuita do edifício com capacidade para a instalação de 70 consultórios médicos, seis leitos de enfermaria, cinco postos de enfermagem, quatro quartos de internação, três salas de raio x com equipamentos, e três salas cirúrgicas durante o período de cinco anos, podendo ser renovado. O espaço é anexo ao Campus I da Unisa, que já presta atendimento ao público em 43 especialidades médicas com o apoio de estudantes de graduação, pós e residência médica.
Margareth Rose, reitora da Universidade de Santo Amaro, comemorou a retomada da parceria e a avaliou com benéfica para a população e para os estudantes, ao permitir a formação de profissionais melhor capacitados com a possiblidade da vivência durante a formação acadêmica. “Passamos por momentos de dificuldades, quando perdemos a parceria com o SUS há 15 anos, mas hoje é um fato superado, e o acordo permite a implantação de um novo modelo, em que a Prefeitura, a Organização Social do território e a Unisa estão juntas na formação da saúde do município”, afirmou Margareth.
Para a implantação da nova unidade do Hospital Dia da Rede Hora Certa a Secretaria fará uma readequação física e compra de equipamentos. A expectativa é chegar a 400 atendimentos diários e foco no assistência em geriatria. “O Hospital Dia permite que o usuário passe por pequenas cirurgias, seja oftalmológica, dermatológica, hérnias, exames de endoscopia, ultrassom, com mais agilidade e volte para casa no mesmo dia”, disse Padilha.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk