Secretaria Municipal da Saúde
Palestra realizada no HSPM divulga trabalho de Fonoaudiologia em escolas de samba
Por Simone Alves Cordeiro
Nesta quinta-feira (28) Hospital do Servidor Público Municipal sediou, em seu anfiteatro, uma palestra sobre condicionamento vocal para cantores de alta performance, com a fonoaudióloga Thays Vaiano. Ela abordou assuntos relacionados ao trabalho que realiza nas escolas de samba. O auxílio da fonoaudióloga consiste no preparo e cuidado da voz dos cantores que integram cerca de 90% das escolas do grupo especial de São Paulo.
Thays apresentou na palestra o contexto em que esses cantores vivem nas escolas de samba, onde, desde a comunidade até o presidente, cobram uma voz de alta potência, pois deles depende a nota da ala musical (categoria a ser julgada na competição). Tal cobrança obriga esses profissionais a se cuidarem e se prevenirem cada vez mais.
Thays salientou o principal propósito com o projeto que desenvolve “Atletas da Voz”. “O objetivo é condicioná-los para não terem lesão. Nós queremos cuidar de cantores saudáveis e manter essa condição”, afirmou.
A palestra trouxe ainda pontos importantes para os profissionais da área da saúde do HSPM, principalmente da fonoaudiologia. Um exemplo relaciona-se à questão do tratamento para esses cantores, que têm que ser totalmente individualizado, pois cada um têm seu limite nos exercícios aplicados pela fonoaudióloga.
Dez capacidades e aptidões físicas
No trabalho realizado juntamente com a fisioterapeuta Flávia Badaró, Thays apontou as dez aptidões físicas que fazem parte da fisiologia do exercício físico, estimulando a competência vocal dos cantores. São elas: resistência cardiorrespiratória, força, flexibilidade, resistência muscular, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. “Quanto maior for a competência nessas capacidades, maior será o condicionamento desse profissional da música”, afirmou Thays.
Há mais de trinta anos as clínicas de otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço e fonoaudiologia do HSPM realizam palestras voltadas a essas três áreas. Elas ocorrem sempre na última quinta-feira de cada mês. Os temas das palestras têm por finalidade atualizar os profissionais de saúde, trazendo novidades de trabalhos importantes que estão acontecendo na rede pública e privada.