Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 29 de Abril de 2016 | Horário: 15:35
Compartilhe:

Palestra realizada no HSPM divulga trabalho de Fonoaudiologia em escolas de samba

Projeto Atletas da Voz, criado por fonoaudióloga, auxilia há sete anos cantores de escola de samba do grupo especial de São Paulo

Por Simone Alves Cordeiro


Nesta quinta-feira (28) Hospital do Servidor Público Municipal sediou, em seu anfiteatro, uma palestra sobre condicionamento vocal para cantores de alta performance, com a fonoaudióloga Thays Vaiano. Ela abordou assuntos relacionados ao trabalho que realiza nas escolas de samba. O auxílio da fonoaudióloga consiste no preparo e cuidado da voz dos cantores que integram cerca de 90% das escolas do grupo especial de São Paulo.

Thays apresentou na palestra o contexto em que esses cantores vivem nas escolas de samba, onde, desde a comunidade até o presidente, cobram uma voz de alta potência, pois deles depende a nota da ala musical (categoria a ser julgada na competição). Tal cobrança obriga esses profissionais a se cuidarem e se prevenirem cada vez mais.

Thays salientou o principal propósito com o projeto que desenvolve “Atletas da Voz”. “O objetivo é condicioná-los para não terem lesão. Nós queremos cuidar de cantores saudáveis e manter essa condição”, afirmou.

A palestra trouxe ainda pontos importantes para os profissionais da área da saúde do HSPM, principalmente da fonoaudiologia. Um exemplo relaciona-se à questão do tratamento para esses cantores, que têm que ser totalmente individualizado, pois cada um têm seu limite nos exercícios aplicados pela fonoaudióloga.

Dez capacidades e aptidões físicas

No trabalho realizado juntamente com a fisioterapeuta Flávia Badaró, Thays apontou as dez aptidões físicas que fazem parte da fisiologia do exercício físico, estimulando a competência vocal dos cantores. São elas: resistência cardiorrespiratória, força, flexibilidade, resistência muscular, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. “Quanto maior for a competência nessas capacidades, maior será o condicionamento desse profissional da música”, afirmou Thays.

Há mais de trinta anos as clínicas de otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço e fonoaudiologia do HSPM realizam palestras voltadas a essas três áreas. Elas ocorrem sempre na última quinta-feira de cada mês. Os temas das palestras têm por finalidade atualizar os profissionais de saúde, trazendo novidades de trabalhos importantes que estão acontecendo na rede pública e privada.

collections
Galeria de imagens