Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura inaugura CAPS 24 horas em São Mateus
Por Beatriz Prado
Fotos: Edson Hatakeyama
A Prefeitura de São Paulo inaugurou, nesta sexta-feira (29), o CAPS Adulto III São Mateus. A unidade possui dez leitos para internação noturna para pacientes em situação grave de crise psíquica e expectativa de 600 atendimentos por mês. A cerimônia de entrega contou com a presença da secretária-adjunta da Saúde Célia Cristina Bortoletto, da coordenadora regional de saúde Leste Claudia Afonso de Castro, de usuários, familiares e conselheiros de saúde de São Mateus.
Reivindicação antiga dos moradores de São Mateus, o Centro de Atenção Psicossocial já estava em funcionamento na região com classificação II e estrutura de menor porte. Com o investimento de R$ 200 mil, a Associação Comunitária e Beneficente Padre Moreira, organização que faz a gestão da unidade, locou e reestruturou a residência, ampliou a equipe de atendimento com 45 profissionais e obteve a classificação III, sendo a sexta no município de São Paulo com atendimento integral.
‘Atendimento humanizado’
O novo CAPS III São Mateus tem sala de música, espaço de convivência e jogos, 10 leitos de internação, refeitório e farmácia, com dispensação imediata dos medicamentos prescritos aos pacientes. Célia Cristina explicou as diretrizes adotadas na saúde mental do município. “O atendimento acolhedor é uma diretriz da Secretaria Municipal da Saúde. Todas as unidades devem prestar atendimento humanizado e sem pré-conceituar o paciente que tenha sofrimento mental. A estratégia de trabalho é trazer o usuário para acompanhamento no CAPS, incluí-lo na sociedade com uso racional de medicamento e indicação precisa, e ofertar um serviço de qualidade com alívio do sofrimento”, disse Célia.
A unidade prestará atendimento de portas abertas 24 horas por dia. Sua equipe, composta por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistente sociais, farmacêuticos, educador físico e artístico e profissionais administrativos, também fará busca ativa de pacientes indicados por hospitais e UBS da região. “A recepção está sempre de portas abertas, mas também faremos busca ativa com visita domiciliar para conversa e conscientização de pacientes com algum tipo de transtorno e com registro de ocorrência nos hospitais da região”, disse a psicóloga Fabiana Deus de Oliveira.
Na região Leste, com população estimada de 2,4 milhões de habitantes, a Secretaria mantem atenção à saúde mental com 27 unidades para atendimento adulto, álcool e drogas, infantil e infanto-juvenil; centros de convivência, residências terapêuticas e unidade de acolhimento. As principais ocorrências psicossociais atendidas no CAPS III São Mateus são delírios, esquizofrenia e quadros de depressão.
Saúde recepciona residentes em medicina da família de São Mateus
Durante a inauguração do CAPS III São Mateus, Célia Cristina deu boas-vindas aos médicos que deram início à especialização em medicina da família e comunidade. A roda de conversa contou com a participação dos residentes, preceptores, supervisor e coordenadora de saúde de São Mateus/Leste e do coordenador médico da Fundação do ABC, João Negrão, organização social que faz a gestão da assistência em saúde do território.
Graduado em medicina pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho, de Rondônia, Alan da Silva faz parte da turma de residentes de São Mateus e comentou a importância da especialização na rede. “Durante a graduação o contato com assistência primária é mínimo. Trabalhei como clínico geral em São José dos Campos e, quando soube da oportunidade da residência, decidi vir para São Paulo. Estou há um mês em São Mateus e o encantamento com a população é imediato, não tem como não se apaixonar pela assistência primária”, afirmou Alan.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk