Secretaria Municipal da Saúde

Sábado, 30 de Abril de 2016 | Horário: 17:51
Compartilhe:

Mutirão de cirurgia pediátrica reduz fila na cidade de São Paulo

Hospital Municipal Infantil Menino Jesus realizou ação que amplia o número de cirurgias eletivas e agiliza o atendimento

 

Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama

 

Cerca de 1.900 crianças das regiões Norte, Leste, Oeste, Sudeste e Centro, participaram nesse sábado (30), do terceiro mutirão de cirurgias pediátricas no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ). Os casos que necessitam de cirurgias foram encaminhados. As ações realizadas pelo hospital integram o plano “Hora Certa: mais cirurgias, menos tempo de espera”, lançado em outubro de 2015 pela Prefeitura de São Paulo. O plano prevê a ampliação de cirurgias eletivas pediátricas para agilizar o atendimento de crianças e adolescentes que esperam pela realização de procedimentos de média complexidade.

O secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, visitou o Hospital Menino Jesus na manhã desse sábado e acompanhou o andamento da ação junto à diretora-adjunta do hospital, Pubenza Lopez Castellanos. Segundo o secretário, a fila de espera vai acabar.

Zerando a fila

“Uma coisa importante desse atendimento junto com o Hospital Menino Jesus é fazer a avaliação para saber se a criança realmente precisa da cirurgia. Aproximadamente, apenas 40%, de fato, precisam da cirurgia. Quem não precisa já sai com a orientação, os pais ficam tranquilos por não precisar mais fazer a cirurgia. E quem de fato precisa passar pelo procedimento já sai com os exames coletados e a cirurgia marcada. Já estamos zerando a fila de cirurgia pediátrica eletiva na cidade de São Paulo”, disse Padilha.

As crianças que participaram da ação foram avaliadas por médicos e cirurgiões pediátricos. Os casos que receberam o diagnóstico cirúrgico já saíram do local com o procedimento marcado.

Esse é o caso da vendedora Gildeny Marques de Oliveira, moradora de Perus (zona Norte) e mãe de Maria Vitória, de três anos. A filha tem hérnia na virilha e esperava a cirurgia há um ano. “Fiquei muito feliz quando me ligaram. Ela passou pelo médico e já agendei os exames para o dia 13 de maio para fazer a cirurgia. Adorei. Estou aliviada porque ela sente dor, reclama muito e essa ação foi tudo de bom. Fomos chamadas na hora exata. Na hora certa mesmo”, disse Gildeny.

‘Esse mutirão foi a melhor coisa que fizeram’

Os procedimentos cirúrgicos realizados no Menino Jesus se enquadram no regime de Hospital Dia, em que não há necessidade de internação e traz mais tranquilidade aos pais. Como no caso da moradora de Guaianases (zona Leste), Cherlly das Dores Silva Santos, de 40 anos, mãe de Igor de nove meses. Ele tem um nódulo externo próximo à orelha esquerda. “Eu acho essa ação muito boa. Sabe por quê? Porque tem muita gente na fila de espera. Por isso esse mutirão foi a melhor coisa que fizeram”, disse Cherlly.

Histórico dos mutirões

Nas duas edições anteriores, promovidas nos meses de novembro e dezembro de 2015, foram atendidas 4.623 crianças, de diferentes regiões da cidade, e agendadas 2.037 cirurgias. Desse total, 68% dos procedimentos foram de postectomia e hernioplastia. Os demais foram cirurgia plástica (10%), urologia (8%), ortopedia (6%), além de pequenas cirurgias e procedimentos na área de otorrinolaringologia.

A oferta de serviços de saúde em centros especializados e com menor tempo de espera é parte do Plano de Metas do município para zerar as filas de consultas em especialidades médicas, exames e procedimentos cirúrgicos. Já está em funcionamento em 13 Hospitais Dia da Rede Hora Certa.

collections
Galeria de imagens