Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 4 de Maio de 2016 | Horário: 17:47
Compartilhe:

Dia do Oftalmologista reforça importância do cuidado com os olhos

Implantação de unidades da Rede Hora Certa na região sul já permitiu realização de mais de 1.100 cirurgias oftalmológicas

Oftamologista Leonardo Leitão Cunha alerta para a importância dos cuidados diários com os olhos

 

Texto e foto por William Amorim


No próximo sábado (7) é celebrado o Dia do Oftalmologista. A data serve para lembrar a população sobre a importância de procurar esse profissional, já que a cegueira e diversas doenças oculares podem ser evitadas com tratamentos e cirurgias.

Leonardo Leitão Cunha, oftalmologista do Hospital Dia da Rede Hora Certa M’Boi Mirim 2, localizada no Jardim Vera Cruz, lembra que é importante que o usuário passe em consulta pelo menos uma vez por ano. Ele ressalta que as crianças precisam de uma atenção especial. “Em muitos casos, as crianças têm alguma doença e os pais não percebem. Por exemplo: se ela enxerga só de um olho e isso não for tratado, pode se tornar irreversível”, disse Cunha.

O cuidado com os olhos deve ser constante. O oftalmologista explicou que, até hoje, muita gente passa limão ou leite materno no olho com conjuntivite, além de usar colírio sem receita e lentes de contato sem orientação. Cunha ressalta que tudo que é feito sem prescrição médica pode piorar ou até causar problemas graves e irreversíveis nos olhos.

Mais saúde na cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem investindo na implantação de serviços que melhorem o atendimento ao munícipe e ajudem a reduzir a fila e o tempo médio de espera por exames de apoio diagnóstico e procedimentos cirúrgicos.

Na região sul, por exemplo, o Hora Certa M’ Boi Mirim 1 e o Hora Certa Móvel Santo Amaro já realizaram juntos, até abril deste ano, 1.105 cirurgias oftalmológicas, entre elas cirurgias de catarata, de recobrimento conjuntival, calázio, vitrectomia anterior, pterígios, entre outras.

Acabando com a catarata

Um dos problemas no sistema visual que mais preocupa os brasileiros é a catarata, caracterizada como uma opacidade no cristalino, que é a lente natural do olho. A opacidade vai acontecendo no processo de envelhecimento da pessoa, mas existem outros tipos de cataratas provocadas pelo uso de medicamentos, traumas e por algumas doenças nos olhos. A doença se desenvolve lentamente e, se não tratada a tempo, pode levar à perda da visão e até à cegueira.

O tratamento da catarata é cirúrgico. Durante o procedimento é retirada a cristalina. No lugar é colocada uma lente intraocular. É uma cirurgia simples, rápida e segura, na qual o paciente recebe anestesia local e não precisa levar ponto, podendo voltar no mesmo dia para casa.

Desde que começou a funcionar, o Hora Certa M’Boi Mirim 1 realizou até abril deste ano 326 cirurgias de catarata, enquanto que o Hora Certa Móvel Santo Amaro começou recentemente a realizar esse procedimento e já fez 35 cirurgias.

 

collections
Galeria de imagens