Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 9 de Maio de 2016 | Horário: 14:08
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Ambulatório de Especialidades Tucuruvi apresenta projeto de humanização em fórum de saúde

Projeto prevê curso de informática, inglês e capacitação profissional além de recepção acolhedora ao usuário

Texto e foto por Danielle Lobato

O Ambulatório de Especialidades Tucuruvi (Coordenadoria Regional de Saúde Norte) participou, na última quarta-feira (4), do fórum semanal de saúde da região Norte. Foi apresentado um projeto de humanização que vem sendo realizado junto aos usuários e servidores. A reunião ocorreu na sala anexa à Biblioteca Pedro Nava. Compareceram representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região de Santana/Jaçanã/Tremembé/Tucuruvi.

Participaram da reunião, entre outros, o gerente do AE Tucuruvi Braz de Castro Junior e a assistente social Antônia Machado, do Ambulatório de Especialidades Tucuruvi. Antônia abordou a importância do projeto de Humanização e da troca de experiências que o fórum possibilita aos representantes das UBS.

Para a assistente, o projeto de humanização não se restringe à recepção acolhedora junto ao usuário, mas também com o profissional de saúde de uma forma que, tanto um quanto o outro, possam fazer parte do diálogo de humanização. “O compromisso com o usuário pode ter as mais diversas motivações, assim como o compromisso com os cuidadores. Ao projeto de humanização da rede cabe promover diversas ações, campanhas, programas, tendo como base fundamentalmente a ética, o respeito, o reconhecimento mútuo, a solidariedade e responsabilidade”, disse Antônia.

Anseios do Usuário e Servidor

O planejamento do projeto contou com estudos e levantamento das necessidades primárias dos funcionários e usuários, realizados mediante pesquisa de satisfação e diálogos. Um dos frutos desse trabalho para a satisfação do usuário é a consolidação aberta ao serviço de acolhimento “Posso Ajudar”, com a participação de trabalhadores, estagiários e também é aberta a comunidade através de voluntários. Além da implantação e ampliação do grupo na sala de espera, que aborda diversas questões de saúde, há o espaço da brinquedoteca, que atende crianças da região enquanto esperam pelo atendimento.

A recepção também foi alvo de mudanças. Placas foram colocadas para melhor visualização e meio de informação ao usuário sobre consultas médicas. Além disso, não há uma fila única para a realização da ficha médica, mas divisões para cada situação: marcação de consulta, clínico etc.

O projeto de Humanização também se estende aos trabalhadores que já realizaram atividades de capacitação profissional, como o curso de informática pelo Portal Transparência da Prefeitura de São Paulo (PRODAM), o curso EAC Superando expectativas no serviço público, o curso de inglês pela escola municipal de saúde ou a participação de atividades recreativas realizadas no Ambulatório de Especialidades Tucuruvi. Houve também a promoção de cursos e palestras de atualização e reciclagem profissional, com pontuação válida para efeito de promoção/progressão, efetivando a inclusão de metade dos servidores que conseguiram evolução funcional no período 2013/2014 .

O advogado e voluntário no Ambulatório de Especialidades Tucuruvi Afonso Correia Silva, de 68 anos, frisou a importância da colaboração: “É importante ajudar. No meu caso, escolhi participar do processo de voluntariado como forma de agradecimento ao atendimento que o espaço me concede. Recebi orientações da assistente social e fico na função da recepção acolhedora no “Posso Ajudar”, auxiliando os usuários na marcação de consulta, uso da medicação na enfermagem, raios-X e etc”.

 

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