Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 13 de Maio de 2016 | Horário: 18:28
Compartilhe:

Espalhando Qualidade de Vida discute Estatuto do Idoso

Profissionais aprofundaram conhecimentos sobre direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos

Por Tatiana Ferreira


Estatuto do Idoso. Este foi o tema do encontro do Espalhando Qualidade de Vida no mês de maio. Por conta de um imprevisto, o tema Funcionamento do setor de regulação, que originalmente iria ser abordado, teve que ser alterado.

Em sua palestra realizada na manhã desta quinta-feira (12), e que reuniu cerca de 40 pessoas, Maria das Graças Santana dos Santos, assistente social que atua na Gestão de Pessoas da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, esclareceu dúvidas sobre as questões que envolvem o Estatuto do Idoso e o envelhecimento da população. Foram discutidas as medidas de proteção, prioridade na tramitação de processos e os direitos assegurados aos idosos nas áreas de habitação, transporte e saúde, entre outras.

“Nossa sociedade está envelhecimento. Então, é importante informar e preparar a sociedade para incorporar estes idosos e mudar conceitos que já estão enraizados. No dia a dia com uma pessoa idosa é preciso ter paciência e saber negociar, como fazemos com uma criança. É importante também que os familiares saibam respeitar os desejos dos idosos, porque eles têm este direito garantido pelo Estatuto do Idoso”, afirmou a palestrante Maria das Graças Santana dos Santos.

Envelhecer com qualidade de vida

Segundo levantamento feito em 2013 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), dentro de 20 anos o Brasil será a sexta nação mais envelhecida do mundo. Por isso, é preciso que a sociedade se prepare agora para conviver com um número cada vez maior de idosos, que por conta dos avanços da tecnologia e da medicina, são mais ativos e conscientes.

Pollyanna Câmara, gestora local do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), assistiu a palestra e fez questão de trocar experiências relatando a relação que tem com sua avó de 80 anos. Ela lembrou ainda a importância de se preparar para o processo de envelhecer. “É importante que a gente abra os olhos e aceite o envelhecimento, inclusive se preparando para quando o momento chegar”, disse.

Vale lembrar que no Estatuto do Idoso são estabelecidos os direitos dos idosos e são previstas punições a quem violar esses direitos, dando aos idosos uma maior qualidade de vida. O documento foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado no mês seguinte do mesmo ano, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.

O projeto

A proposta do projeto Espalhando Qualidade de Vida, desenvolvido pelo setor de Recursos Humanos da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, é criar ou melhorar a condição e qualidade de vida do servidor público. Por isso, ao longo do ano, a cada mês um palestrante é convidado para abordar um assunto que agregue conhecimento e valor ao profissional e suas carreiras.

As atividades acontecem das 9h às 12h, na própria Coordenadoria. Quem tiver frequência superior a 80% das aulas recebe certificado válido para a Promoção de Cargos e Carreiras.

Confirma abaixo os próximos três encontros do programa:

Programação do Espalhando Qualidade de Vida

• 15 de unho — Palestra: “Desvendando a Comunicação: relação com a imprensa, período eleitoral e uso de redes sociais” – Tatiana Ferreira –Assessora de Comunicação da CRS Sul.

• 13 de Julho de 2016 – Palestra: “Normas Disciplinares no Serviço Público” – Maurício Xavier de Mendonça – Regulação CRS Sul.

• 11 de Agosto de 2016 – Palestra: “O Controle de Sinantrópicos e Himenóptero – Animas e Pragas Urbanas como ratos, escorpião, pombos, etc” – Carmen Regina Becker Silva Gregorut – SUVIS CRS Sul.

Serviço:
Projeto Espalhando Qualidade de Vida da CRS Sul 2016
Horário: das 9h às 12h
Local: Auditório da CRS Sul
Endereço: Rua Fernandes Moreira, 1.470 – Chácara Santo Antônio.

 

collections
Galeria de imagens