Secretaria Municipal da Saúde
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus atende 1.550 crianças da zona Sul
Por José Antonio Leite
O secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha acompanhou neste sábado (14), no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), na Bela Vista, o quarto mutirão de consultas médicas para avaliação e triagem de pacientes aptos a fazer cirurgias pediátricas eletivas. O objetivo da Prefeitura é ampliar o número de cirurgias e reduzir a fila de espera. A ação beneficiou 1.550 crianças.
Padilha chegou ao hospital pela manhã. Encontrou-se com várias mães que, por meses, esperavam uma oportunidade de ver seus filhos avaliados para, caso necessário, serem encaminhados à cirurgia. Entre essas mães estava a recepcionista Patrícia de Oliveira Martins. Seu filho Isaac, de 2 anos, espera há quase dois anos por um encaminhamento para cirurgia de fimose. “Foram meses de preocupação, pois temia que o problema se agravasse. Para piorar, havia dias em que não tinha nem dinheiro para pagar ônibus e levá-lo à UBS”, disse Patrícia, que reside no Jardim Miriam. “Felizmente, agora estou próxima de uma solução”, disse.
A exemplo de Patrícia, a balconista Camila Oliveira de Almeida, moradora do Jardim Pedreira, também estava angustiada para ver operada sua filha Heloísa, de 2 anos e meio. A menina nasceu sem o canal vaginal. Como a recepcionista do Jardim Miriam, ela passou apertado até ver uma perspectiva de tratamento. “Para complementar a renda, vendo churrasquinho na rua, e nem sempre o dinheiro dá para garantir uma vida mais confortável. Para meu desespero, ela vomitava, tinha diarreia e febre”, disse. A grande surpresa de Camila foi ver sua filha ser encaminhada ao hospital tão cedo. “Demorou apenas quatro meses. Achei que iria levar anos. Agora, ela já sai daqui com cirurgia agendada”, comemorou.
Ao chegar ao hospital o paciente será avaliado pelo cirurgião pediátrico. Para quem precisar, são colhidos exames pré-operatórios no mesmo dia. Os pacientes com indicação cirúrgica são agendados com a equipe que efetivamente irá operar para checar os exames, garantir o protocolo de segurança do paciente e confirmar a data da cirurgia.
A ação de sábado beneficiou crianças das cinco supervisões do território da Coordenadoria Regional de Saúde Sul. São pacientes do M’Boi Mirim, de Santo Amaro/Cidade Ademar, do Campo Limpo, de Capela do Socorro e de Parelheiros. O foco não é o atendimento de emergência, mas programar cirurgias eletivas na área pediátrica, reduzindo a fila de espera por cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal e abdominal), fimose e outros transtornos do pênis, hidroceles e polidactilia (anomalia caracterizada pela presença de maior número de dedos do que o normal), entre outros.
Menos filas e mais autoestima
Padilha frisou a importância dos mutirões tanto no sentido de melhorar a qualidade de vida das crianças quanto de zerar as filas por cirurgias. “É importante essa ação para que zeremos as filas de cirurgias na cidade. São crianças que esperavam por anos para realizar uma cirurgia pediátrica, no aparelho urinário. E isso pode gerar infecções e agravar o problema. Além de evitar essas complicações, que podem até levar ao óbito, é importante recuperar a autoestima delas, pois muitas se sentem discriminadas pelos amiguinhos. Proporcionamos também tranquilidades à família. No segundo semestre, faremos com a criança venha diretamente da maternidade para o ambulatório do Hospital Dia da Rede Hora Certa do Menino Jesus”, disse Padilha.
Em agosto, o Hospital vai inaugurar um novo ambulatório infantil de urologia. A perspectiva do hospital é atender entre 70 e cem crianças por mês. “Será mais uma ação do Hospital Dia da Rede Hora Certa do Menino Jesus que vai captar a criança, assim que ela sair da maternidade, e ajudar a zerar a fila”, completou o secretário.
Serviço especializado
O mutirão atendeu pacientes previamente agendados e contou com a participação de 103 funcionários do Hospital, entre médicos, enfermeiros e equipe de nutrição, laboratório e farmácia, além dos administrativos. Nas três edições anteriores promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde - em novembro e dezembro de 2015 e abril de 2016 -, foram atendidas mais de 6.400 crianças de todas as regiões da cidade.
O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus é referência no atendimento de pacientes de zero a 18 anos e oferece 24 especialidades pediátricas, com pronto-socorro, centro de diagnóstico e internação. A unidade é administrada em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.
Plano de ampliação das cirurgias eletivas
A ação deste sábado integra o plano “Hora Certa: mais cirurgias, menos tempo de espera”, lançado em outubro de 2015 pela Prefeitura. Ele prevê a ampliação de cirurgias eletivas pediátricas para agilizar o atendimento de crianças e adolescentes que esperam pela realização de procedimentos de média complexidade. A oferta de serviços de saúde em centros especializados e com menor tempo de espera é parte do Plano de Metas do município para zerar as filas de consultas em especialidades médicas, exames e procedimentos cirúrgicos. Já está em funcionamento em 13 Hospitais Dia da Rede Hora Certa.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk