Secretaria Municipal da Saúde
Secretário visita obras da UBS Pró Morar na zona Leste
Por José Antonio Leite
Em mais um fim de semana da ação “Saúde em Movimento”, o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha acompanhou, neste sábado (14), as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pró Morar, em Sapopemba (zona Leste). Ele visitou ainda a EMEI D. Pedro I, no Ipiranga, onde ocorreu uma ação de castração de cães e gatos.
Padilha chegou às obras da UBS Pró Morar no final da manhã. A nova UBS está localizada na Rua Giovanni Nasco e dentro do Plano de Metas da Prefeitura. Quando concluída, no segundo semestre, beneficiará pelo menos 16 mil pessoas que moram na vizinhança. O Sapopemba abriga 300 mil pessoas. A nova unidade terá 800 m², dois pavimentos, oito consultórios médicos, quatro equipes de Saúde da Família, espaço para atividades educativas em grupo, consultório odontológico, salas de vacina, inalação, raio-X e curativo, ouvidoria e área administrativa.
Conquista histórica
Trata-se da uma conquista histórica da comunidade, que lutou por 25 anos. Juliane Oliveira Santos, integrante da comissão de obras, é uma dessas lutadoras. Assim como os demais moradores da região, ela viu entrar e sair várias administrações municipais sem que a obra fosse iniciada. “Nada saía do papel. Mas agora está se tornando realidade”, disse. Com a UBS concluída, quem tinha de percorrer mais de 5 quilômetros para ser atendidas nas unidades mais próximas, poderá ter mais saúde perto de casa.
“Há anos a população luta para que posse ter atendimento médico aqui, sem precisar se deslocar por quilômetros. O prefeito Haddad está fazendo essa grande UBS, que já está dentro de um conceito mais amplo, com acolhimento, recepção ampla, com cuidados humanizados à população e condições de trabalho para os funcionários”, disse Padilha.
A exemplo da UBS Pró Morar, há outras 16 unidades que sendo construídas na periferia pela Prefeitura. Outras 25 estão em licitação este ano. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está fortalecendo a Atenção Básica na cidade.
Castração gratuita
Ainda durante a manhã, o secretário visitou a ação de castração gratuita de cães e gatos na tradicional EMEI D. Pedro I – a primeira escola municipal de São Paulo. A ação foi desenvolvida, das 7h às 14h, entre a SMS em parceria com a ONG Bicho de Pé. A expectativa era de que pelo menos 125 animais (entre cães e gatos) fossem beneficiados. Além de castração, os donos dos animais poderiam vaciná-los contra a raiva. Todos saíram com a emissão do R.G. Animal e orientações sobre os bons cuidados.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk