Secretaria Municipal da Saúde
‘Desafio Mais Saúde na Cidade’: região sudeste destaca iniciativas locais com perspectiva do bem comum
Por Gabrielle Pereira e Rosângela Rosendo
O Desafio “Mais Saúde na Cidade” foi implementado pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de estimular, mobilizar, identificar, reconhecer, valorizar e incentivar projetos na Atenção Básica de Saúde na cidade. E a partir dessa iniciativa, muitas ações têm sido desenvolvidas com foco na melhoria, otimização e humanização de serviços e atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive nas unidades integradas (AMAS/UBS). Na região Sudeste, pelo menos 89 unidades se inscreveram e criaram desafios focados na saúde do idoso, do imigrante, da gestante, na importância da preservação do meio ambiente e no combate à violência. Os trabalhos fizeram parte da mostra “Desafio Mais Saúde na Cidade”, que aconteceu nos dias 11 e 12 de abril, no Palácio de Convenções do Anhembi.
Vínculo e prevenção
Entre outros Desafios desenvolvidos na região da CRS Sudeste, a AMA/UBS Integrada Vila Clara, da Vila Mariana/Jabaquara, participou da Mostra com a apresentação do projeto Estratégias e Ações para o Controle da Tuberculose: Busca Ativa, Tratamento Supervisionado e Implantação do agente de Combate à TB. O trabalho trata sobre estratégias e ações para o acompanhamento até a cura 100% da tuberculose na unidade, com atenção especial à busca ativa e ao aumento do diagnóstico da doença.
A gerente da unidade, Priscila Aparecida, ressalta que o Desafio é uma boa ferramenta de acompanhamento e de formalização das consultas. “Além disso, a iniciativa estimula os profissionais a trabalhar em um fluxo único de atendimento que beneficia ainda os usuários”, acrescenta.
Segundo Priscilla, os trabalhadores estão muito envolvidos no processo de integração da unidade à AMA, principalmente sob dois aspectos: atendimento de urgências e consultas agendadas. “Isso possibilitará que a integração tenha um atendimento unificado”, diz. Para completar, a unidade também está trabalhando com ações de acompanhamento de pré-natal, de modo que as gestantes sejam orientadas e incentivadas a fazerem todos os exames até a gestação.
Já a proposta do trabalho Cuidado ao Idoso Acamado: “Acesso a Unidade Básica e a Rede”, da UBS Jardim Seckler, do Ipiranga, foi conhecer e reconhecer todos os 113 idosos acamados cadastrados na unidade, a partir da conferência dos endereços de cada um, avaliação de suas singularidades e classificação de acordo com a necessidade do cuidado. Yone Belforti, gerente da unidade, esclarece que o Desafio confere organização no objetivo e planejamento da proposta, assim como no desdobramento das ações. “Além disso, une a equipe multiprofissional, cria metas e prazo para cumpri-las”, avalia.
A gerente Yone sinaliza que esse processo contribuirá ainda com o fortalecimento do vínculo com a rede para encaminhar o paciente, quando necessário, garantindo a assistência, o cronograma das visitas domiciliares semanais com a equipe multiprofissionais, entre outras ações.
Saúde e Cultura de paz
Com o tema A Promoção da saúde através da abordagem socioambiental com participação dos usuários e conselho gestor para consolidar uma concepção de saúde, meio ambiente, respeitando a adversidade de Etnia, Cultura de Gênero e Social, a UBS Bras buscou envolver os profissionais, a comunidade, o conselho gestor, algumas escolas do bairro e o Programa Ambientes Verdes Saudáveis (PAVS) em seu Desafio.
“A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar o trabalho em equipe, fazendo com que todos, inclusive os usuários, se mobilizem para cuidar do meio ambiente, da saúde e do bem-estar da região”, afirma a gerente da unidade Meire Hiroto. Segundo ela, ações como projetos e programas de revitalização, arborização e gerenciamento de resíduos sólidos podem fazer a diferença na região para a preservação do meio ambiente, inclusive oficinas de reutilização de materiais recicláveis e implementação de hortas.
Promover a saúde e prevenir a violência no território foi a abordagem do Desafio da UBS Iaçapé-Jardim Planalto, que apresentou o trabalho Cultura de Paz, Promoção de Saúde e Prevenção da Violência: uma parceria entre a UBS Iaçapé e a Escola Estadual Aroldo de Azevedo.
A maioria dos alunos são usuários da UBS. Na tentativa de reduzir o índice de violência e propor a cultura de paz, o Núcleo de Prevenção à violência da UBS tem trabalhado a prática e a reflexão da não violência junto aos professores da escola. “É um trabalho importante, que envolve palestras e orientações que abordam temas presentes na realidade escolar e que auxiliam na convivência entre alunos e orientadores, como relações de gênero, orientação sexual, drogadição, cidadania e meio ambiente, entre outros”, explica Fabíola Del Giudice, gerente da UBS.
Localizada em área de alta vulnerabilidade social e que abriga população expressiva de imigrantes, a UBS Jardim São Francisco I focou o desenvolvimento do seu Desafio no tema Quebrando tabus e aproximando nações no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa busca melhorar o acesso e o atendimento aos imigrantes que residem na região, bem como ampliar a visão dos profissionais em relação a esses usuários. “É muito importante acolher os imigrantes e detectar quais são seus problemas, e assim trabalhar junto com profissionais da UBS para melhorar a comunicação com os usuários de outras nacionalidades” explica Emiliana Maria, gerente da UBS.
Para isso, a unidade tem promovido grupos educativos com temas de interesse da população local, capacitado agentes comunitários na língua francesa para auxiliar no cadastramento das famílias, e desenvolvido diversas atividades culturais realizadas em parceria com a ONG Panoá, o Conselho Gestor da UBS e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Mostra promoveu projetos inovadores
A mostra “Desafio Mais Saúde na Cidade” antecedeu o 30° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS), com o tema “SUS e o direito à saúde: política pública com qualidade e sustentabilidade”.
Além de promover projetos inovadores, os trabalhos ainda deviam ser desenvolvidos e apresentados em duas das seguintes modalidades: Os avanços na consolidação dos atributos da atenção primária; Promoção da saúde; e Resultados epidemiológicos no território de abrangência da Unidade Básica de Saúde.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk