Secretaria Municipal da Saúde
Saúde celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial com a entrega do CAPS II Infantil Campo Limpo
Por Tatiana Ferreira e Mariana Bertolo
Nesta quarta-feira (18), às 11h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entrega oficialmente o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) tipo II Campo Limpo, que já está em funcionamento desde 2014. A data celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, marco importante na política de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da presença do secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, o evento contará com a presença de Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora regional de saúde da região Sul, Laina Ramos Dell' Aquila Gonçalves, supervisora técnica de saúde do Campo Limpo, conselheiros gestores, entre outras autoridades.
O CAPS Infantil II Campo Limpo é um serviço especializado em saúde mental infanto-juvenil, responsável pelo acompanhamento de crianças e adolescentes (0 a 18 anos) em sofrimento psíquico e que apresentam dificuldades em manter ou estabelecer laços sociais implicando um possível prejuízo no desenvolvimento.
O CAPS Infantil II Campo Limpo conta com uma sala de acolhimento, dois consultórios, duas salas de grupos, duas salas de oficinas, um posto de enfermagem/observação, uma farmácia, uma sala de TV/ convivência, uma recepção, uma sala de espera, uma sala de equipe e uma área de recreação externa, além de outras dependências como cozinha, banheiros, vestiários e demais salas administrativas.
“O CAPS dispõe de equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos. Nele, cada paciente possui um Projeto Terapêutico Singular (PTS), que é direcionado ao paciente e à sua família, em que são ofertadas várias modalidades de atenção psicoterápica e terapêutica, coordenadas por equipe multidisciplinar, além da medicação e consultas psiquiátricas”, explica Padilha.
Quem procura o serviço, tem à disposição acolhimento diurno durante todo o horário de funcionamento, das 7h às 19h, oficinas terapêuticas, atendimento individual ou em grupo, orientação familiar e atividades lúdicas.
O CAPS Infantil pertence à Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS-Sul) e está localizado no território da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Campo Limpo e é referência para 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos de Vila Andrade, Campo Limpo e Capão Redondo, além de cinco Serviços de Acolhimento Institucional da Criança e do Adolescente (SAICA) e um Conselho Tutelar. Funciona de modo articulado com uma rede intersetorial do território, estabelecendo estratégias de cuidados integrais à população, garantindo assistência preconizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Por conta da celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), a Rede Municipal realiza entre os dias 10 e 27 de maio uma série de programações especiais em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e em Centros de Convivência e Cooperativa (CECCO) de todas as regiões da cidade. As atividades foram elaboradas com base no enaltecimento do direito à saúde mental e reflexões sobre a importância da reforma psiquiátrica com exibições de filmes, rodas de conversa, palestras e atos sobre o tema no contexto passado e atual da sociedade.
“O Movimento da Luta Antimanicomial tem por concepção a ideia de que o sofrimento metal deve ser tratado de forma digna, sem preconceitos e sem privação de liberdade. O cidadão com sofrimento mental possui direitos e deveres como qualquer um, principalmente de receber tratamento sem ser excluído pela sociedade”, afirma o secretário municipal da Saúde.
Instaurado no ano de 1987, junto com a criação constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS), o Movimento da Luta Antimanicomial propõe o tratamento em liberdade para o sofrimento mental, desenvolvendo o trabalho de substituição de um modelo asilar de exclusão, centrado nos hospitais psiquiátricos, por um modelo comunitário de cuidado por meio da construção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Além dos CAPS e os CECCOS, outros pontos de atenção da RAPS do município, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Serviços de Residência Terapêutica (SRT), também são referências de atendimento nos territórios para saúde mental.
A Política Municipal de Saúde Mental é orientada pelas diretrizes da Reforma Psiquiátrica e da lei nº 10.216, a qual aponta para a superação do modelo asilar e garantia dos direitos de cidadania da pessoa com transtornos mentais.
Veja aqui a agenda da semana "Luta Antimanicomial” nos serviços de saúde mental da cidade.
Serviço:
Inauguração oficial do CAPS Infantil Campo Limpo
Data: 18/05/2016
Horário: 11h
Local: CAPS Infantil Campo Limpo
Endereço: Rua Vittório Emanuele Rossi, 43 – Jardim Bom Refúgio - Campo Limpo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk