Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 18 de Maio de 2016 | Horário: 13:33
Compartilhe:

Baile de Dia das Mães agita participantes do Programa Acompanhante de Idosos

Evento reuniu 90 pessoas – 17 do PAI Cidade Dutra

Por Patricia Torres


Para celebrar o Dia das Mães, o Clube Desportivo Municipal (CDM) Ébanos Interlagos recebeu um grande baile, organizado pelo Fórum do Cidadão Idoso da Capela do Socorro, na figura de Maria Antonieta Ferraz Penna e Janice Ferreira da Silva. O evento reuniu participantes do Programa de Acompanhante de Idosos (PAI) Cidade Dutra e frequentadores do clube, todos na faixa de 70 a 100 anos. No total, cerca de 90 pessoas participaram da festa – 17 deles do PAI Cidade Dutra.


Maria Amélia Gomes da Silva, supervisora do PAI Cidade Dutra, frisa que o programa procura garantir a participação dos idosos com menor fragilidade, visando a inclusão destes usuários na vida comunitária, para a formação da rede de apoio. “Temos que proporcionar o melhor a eles, tirá-los de casa, reintegrando-os à sociedade. [Os idosos] estão vivos, é o mais importante”, disse Maria.


Waldemar Victor Dorster, de 76 anos, levou a esposa com depressão ao baile. Os dois participam do programa e consideram esse tipo de evento uma alegria em suas vidas. “Não tem maneira melhor de se divertir do que vir a lugares como esse, ver pessoas, dançar, mesmo com as nossas dificuldades”, afirmou Dorster.


“O que envelhece é o corpo”


Isaura Martins Gonçalves, de 93 anos, foi uma das mais animadas do baile. Mesmo com sua dificuldade de ficar em pé, não deixou de arriscar uns passinhos na dança com sua bengala. “Eu tocava piano quando jovem. O que envelhece é o corpo, não a cabeça. Só envelhece os dois quem se deixar abalar pelo físico”, contou Isaura.


Qualidade faz a diferença


Maria Angélica Dias de Moura, com seus 83 anos, avalia o atendimento das acompanhantes como primordial para o sucesso do PAI. “Se não fossem essas meninas, a gente não saía de casa. Elas que nos incentivam a participar das atividades culturais que são promovidas pelo programa e é ótimo sair, ver pessoas”, disse.


Eunice da Mota Silva, de 93 anos, diz que decidiu entrar para o programa por se achar “Muito sozinha”. “Hoje, despertou minha vontade de dançar, de viver mais uns aninhos. As meninas são ótimas, educadas, atenciosas. Tudo que eu preciso, médicos, remédios e o principal, atenção, eu tenho aqui”, afirmou.


Próximos encontros


Em todas as segundas sextas-feiras do mês, o PAI Cidade Dutra promove atividades culturais para os idosos. Além disto, no próximo dia 10 de junho será promovida a festa junina do grupo, que também vai acontecer no CDM Ébanos Interlagos.


Já o PAI Castro Alves, ainda em comemoração ao Dia das Mães, promoverá na próxima segunda-feira (23) um “chá das mães” voltado para as idosas que fazem parte do programa. O evento será realizado na casa de uma usuária do programa, que fica próxima da UBS/AMA Integrada Jardim Castro Alves.


A importância do PAI


O Programa de Acompanhante de Idosos (PAI) tem como principal objetivo desenvolver ações de cuidado domiciliar e apoio as atividades diárias da população idosa. A equipe conta com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e acompanhantes comunitários. Tudo para prestar a melhor assistência ao público da terceira idade e garantir um envelhecimento com mais saúde e qualidade de vida.


Segundo dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos representam 13% da população brasileira. E a previsão é que este número só aumente nos próximos anos. Isso justifica a implantação de medidas, programas e políticas públicas que garantam mais bem-estar da pessoa idosa.

 

collections
Galeria de imagens