Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 20 de Maio de 2016 | Horário: 11:37
Compartilhe:

Posse responsável de animais é foco de ação no Jardim Coimbra

Projeto Amigo Pet contou com atrações e muita informação; já o mutirão da SUVIS castrou mais de 370 animais

Além da castração equipe realizou a vacinação de vários animais

 

Texto e foto por William Amorim


Uma das formas de controle de natalidade dos animais é a castração. Por isso, a Supervisão Técnica de Saúde (STS) de M’Boi Mirim, por meio da sua Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS), vem realizando a cada dois meses um mutirão para realizar a cirurgia. Como poucas pessoas têm esse conhecimento e com o intuito de ampliar a orientação sobre posse responsável de animais, o Clube da Turma de M’ Boi Mirim recebeu, no dia 17 de maio, o Projeto Amigo Pet, da UBS Jardim Coimbra.

No dia do evento, 734 animais foram vacinados e 97 foram castrados. Porém, o mutirão não aconteceu apenas nesse dia. De 16 a 18 de maio, foram castrados 379 animais, sendo 203 gatos e 176 cães.

“Sempre fazemos a castração dos animais e resolvemos organizar um evento maior. Tudo isso para dar maior visibilidade, mostrando para a população que esse serviço existe e trabalha efetivamente”, explicou a supervisora da SUVIS de M’ Boi Mirim, Ana Beatriz Zambenedetti Zunder.

Amigo Pet

O projeto Amigo Pet da UBS Jardim Coimbra é uma ação promovida pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) CEJAM, com o objetivo de contribuir para a redução do abandono de cães e gatos domésticos.

Durante o dia houve diversas atrações no evento. Os cães adestrados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) fizeram uma apresentação para as crianças da comunidade. Já o PAVS fez uma apresentação de teatro de fantoches, abordando a posse responsável de animais. Outra atração que despertou a atenção do público foi a exposição de fotos da AMPARA Animal, que mostra artistas que apoiam a adoção de animais abandonados.

“A exposição é bem impactante e mostra que não só animais de raça merecem ser adotados. Essa ação causa um impacto muito grande, pois os jovens e crianças aprendem e levam isso para casa e depois os pais comentam com a gente”, contou a Agente de Promoção Ambiental (APA) do PAVS, Ellen Valeri Sateles Nascimento.

Além de toda a equipe da saúde e dos parceiros CEJAM e Monte Azul, o evento contou com a participação de várias instituições, como subprefeitura, GCM e ONG, entre outros apoiadores.

Posse responsável

A veterinária Eliane Del Fiume Bussotti, que trabalha na SUVIS, explicou que controlar a natalidade dos animais é de extrema importância, visto que cada vez mais animais são abandonados nas ruas. Com a castração não há risco dos animais procriarem e, consequentemente, que os filhotes sejam largados nas ruas.

“Para participar do mutirão é necessário fazer inscrição. É algo acessível para que a população possa ter seu animal de estimação sem se preocupar com a procriação, evitando os abandonos”, disse Eliane.

A profissional também enfatizou a importância do interessado optar pela adoção ao invés de comprar um animal de estimação.

Foi o que fez o representante comercial, Edmilson Gomes da Silva. Ele contou que quando criança tinha vontade de ter um gato, com cores branca, laranja e preta. Um dia estava passando por uma praça e viu uma gata com essa característica. Seguiu para a casa, mas não resistiu, voltou à praça e adotou a gatinha. Ele contou que se a gata tivesse filhotes, não teria como cuidar, então optou pela castração. “Eu não teria coragem de abandonar os filhotes, por isso, castrar foi a opção. É importante ter esse mutirão, porque muitas pessoas não têm como pagar a cirurgia”, disse Silva.

collections
Galeria de imagens